Começa vacinação nas escolas para atualização do calendário vacinal em Maceió
Ação tem o objetivo de intensificar a imunização durante a Campanha Nacional de Multivacinação e prevenir a meningite dentro das escolas
A partir desta segunda-feira (2), a Prefeitura de Maceió dá início à vacinação nas escolas públicas (municipais e estaduais) da capital alagoana com o objetivo de intensificar a imunização durante a Campanha Nacional de Multivacinação e atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes até 14 anos de idade. A medida também visa reforçar a vacinação contra a meningite, orientando sobre vigilância em saúde e formas de prevenção da doença no ambiente escolar. A ação de vacinação seguirá até o dia 19 de outubro.
A imunização no âmbito escolar faz parte do Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq), um método de trabalho do Ministério da Saúde que permite desenvolver, de forma ordenada e sistemática, a programação, a organização, a coordenação, a execução e a avaliação das estratégias de vacinação no território.
As equipes do Programa Saúde da Gente e da Coordenação Técnica de Imunização de Maceió estão sendo responsáveis pela administração das vacinas nas escolas, levando não só a vacinação na instituição de ensino, mas também reforçando as orientações de educação em saúde a fim de prevenir a comunidade escolar de doenças graves como a meningite.
“Hoje iniciamos a vacinação nas escolas para atualizar o calendário vacinal das crianças e disseminar informação aos diretores, professores, pais e alunos, pois o que vemos ainda é muita desinformação. As vacinas estão sendo destinadas não apenas para os estudantes, mas sim a toda comunidade escolar e população da região, pois queremos ampliar as coberturas vacinais no município”, afirmou o supervisor de Equipes do Saúde da Gente, Edvaldo Almeida.
A princípio, a vacinação acontecerá em escolas públicas nos bairros do Jacintinho e Benedito Bentes. Posteriormente, a ação contemplará escolas da rede privada. A atividade busca intensificar a vacinação e levar educação em saúde com foco no enfrentamento à meningite, no intuito de conter o risco de infecção da doença entre as crianças e toda a comunidade.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
