Educação

Imprensa Oficial Graciliano Ramos recebe estudantes de jornalismo da Ufal

Futuros profissionais visitaram o órgão para conhecer o processo de produção da revista Graciliano

Por 7Segundos com assessoria 10/10/2023 15h03
Imprensa Oficial Graciliano Ramos recebe estudantes de jornalismo da Ufal
Visita fez parte de uma aula de campo da disciplina de Laboratório de Mídia Impressa - Foto: Reprodução/Assessoria

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos recebeu a visita de estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na tarde desta segunda-feira (9). A visita fez parte de uma aula de campo da disciplina de Laboratório de Mídia Impressa, e teve o objetivo de mostrar aos alunos como é a produção da revista Graciliano, publicada pela editora do órgão.

Os 18 estudantes presentes conheceram um pouco da história da Graciliano, passando pelas mudanças das três versões que o produto teve ao longo de 15 anos no mercado editorial. A visita contou como experiência para a produção de uma revista que será o trabalho final da disciplina.

De acordo com o professor Marcelo Robalinho, os alunos visitaram a Imprensa Oficial para que pudessem ver, na prática, o que é transmitido na teoria em sala de aula. “É super importante para que eles vejam um pouco de como o mercado atua, qual é a visão dele a respeito do processo de fazer revista, que é algo que está se modificando. Faz parte do processo de produção do conhecimento ver a vivência prática, porque são as vivências que mudam as teorias”, destacou.

Para o estudante Fernando Rocha, conhecer a Imprensa Oficial e entender o processo de produção da revista Graciliano foram uma experiência única. “Apesar de ouvir com bastante frequência que as revistas são coisas antigas, como um comunicador, passo a reconhecer o tamanho do trabalho que é fazer parte deste processo e como é grande a riqueza de um material como este”, afirmou.

A visita contemplou ainda o parque gráfico da Imprensa Oficial, onde os estudantes puderam entender como são os processos de impressão digital e offset, além de conhecerem maquinários de impressão, em uso e os antigos, e o setor de acabamento, em que todos os produtos impressos são montados e finalizados.