Secretaria de Estado do Meio Ambiente inaugura primeira horta urbana em Maceió
Essa será a 37ª horta urbana de Alagoas, o objetivo do programa é inaugurar hortas em todas as 102 cidades do estado
Um presente para os maceioenses! A inauguração da primeira horta urbana em Maceió está marcada para a tarde desta quarta-feira (11), na sede da Semarh, no bairro de Jacarecica. Este evento simbólico para a capital alagoana aborda sustentabilidade, segurança alimentar e educação ambiental, e faz parte do projeto Hortas Urbanas, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
"Em resposta à necessidade urgente de promover uma alimentação saudável e a conscientização ambiental, surgiu o Hortas Urbanas. Esta é a 37ª horta inaugurada no estado, e já estamos planejando as próximas", informou o secretário Gino César.
O projeto Hortas Urbanas, iniciado em agosto de 2021, tem como objetivo principal conscientizar sobre a importância da sustentabilidade em escolas, ONGs e outros espaços com áreas viáveis para o cultivo de hortas. Além disso, capacita os agentes locais para produzir alimentos agroecológicos, livres de agrotóxicos, promovendo a segurança alimentar e a recuperação de terrenos ociosos e degradados.
Com a implementação da horta, servidores públicos e a comunidade do entorno da Semarh terão acesso a alimentos frescos e saudáveis, como vegetais, ervas e frutas, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada. Além disso, o cultivo de alimentos em hortas urbanas promove práticas agrícolas sustentáveis e ainda tem finalidade terapêutica.
As hortas urbanas estão distribuídas nos municípios de Teotônio Vilela, Campo Alegre, Taquarana, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Junqueiro, Mata Grande, Inhapi, Piaçabuçu, São Miguel, Porto Calvo, Marechal Deodoro, Girau do Ponciano, Murici, Chã Preta, Flexeiras, Olho d'água do Casado, São José da Tapera, Limoeiro de Anadia, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Craíbas, Santa Luzia do Norte, São Sebastião, Jequiá da Praia, Messias.
Os próximos passos do projeto incluem a implementação de mais hortas em pontos estratégicos da capital alagoana, ampliando o alcance das ações educativas e promovendo a sustentabilidade em diferentes comunidades.
A ação da Semarh reforça o compromisso com a preservação do meio ambiente, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável, promovendo um futuro com mais saúde e consciência ambiental para todos.
Últimas notícias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
