Centro da Uncisal comemora o Outubro Rosa com a marca de 1.500 mamografias ao mês
Centro de Diagnóstico e Imagem realiza ainda a ultrassonografia, biópsia e encaminhamento para mastologista com serviço 100% SUS
O Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim), unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realizou o Dia D da campanha Outubro Rosa, nesta quarta-feira (11/10). O evento aconteceu no próprio Cedim, localizado dentro da Uncisal, e comemorou a marca de 1.500 exames de mamografia realizados mensalmente.
“Neste Dia D da campanha Outubro Rosa, reafirmamos o compromisso com as mulheres de Alagoas para que realizem o exame das mamas e, hoje, comemoramos o resultado de 11.500 mamografias realizadas nos últimos 12 meses”, anunciou Ceiça Carvalho, diretora do Cedim. Ela acrescentou que o Cedim é porta aberta o ano inteiro e o exame não é feito apenas no mês de outubro, e sim, todos os dias.
Na campanha deste ano, o Cedim ressalta a importância da busca ativa por meio da realização dos exames de mamografia, ultrassonografia, biópsia e encaminhamento para um mastologista ou oncologista. “Ofertar todo o ciclo de prevenção, diagnóstico e rastreamento por meio de um serviço 100% SUS é muito importante. Por meio da busca ativa realizada pelo Cedim, a paciente não precisa mais esperar para realizar os seus exames”, complementou Ceiça Carvalho.
A vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares, disse que hoje a saúde da mulher tem um outro olhar, fruto da dedicação do Estado, da Uncisal e do Cedim, além de todo apoio recebido para continuar buscando melhorias para a universidade e para suas unidades hospitalares e assistenciais. “Comemoramos o sucesso do Cedim e com ele comemoramos também a saúde, a sobrevida e a qualidade de vida de todas nós, mulheres”, discursou.
O município de Coruripe foi homenageado pela secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born. “Coruripe levou a sério a convocação da Uncisal de fazer a mamografia”, destacou. A secretária anunciou ainda que, neste mês de outubro, o Hospital da Mulher vai receber as pacientes do Cedim para a realização da mamografia: “Uma parceria para ocupar os espaços públicos com o cuidado com a saúde que a população precisa”, acrescentou.
Também participaram do evento a deputada estadual Ângela Garrote; a diretora do Centro de Ciências Integradoras da Uncisal, Francine Loureiro; a diretora do Hospital da Mulher, Yarin Maria Rocha; a gerente estadual de Assistência à Saúde do Servidor, Maria Lúcia Rezende; a presidente estadual da Fraternidade Feminina da Maçonaria, Maria Helena Russo Lessa; e a vereadora por Santana do Mundaú, Marinez Wanderlei.
Exame de mamografia - Mulheres entre 40 a 69 anos não precisam de encaminhamento para fazer o exame de mamografia. As interessadas podem agendar através do WhatsApp 98833-8578 e se dirigir ao Cedim com o cartão do SUS e o documento de identificação. Mulheres com menos de 40 anos ou mais de 69 anos, precisam de solicitação médica para o agendamento.
Mutirão de citologia oncótica- Durante o mês de outubro, o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Uncisal, realiza um mutirão de citologia oncótica para prevenção do câncer de colo do útero. Para agendamento, é necessário ligar para 3315.6157.
Últimas notícias
Polícia prende mulher apontada como participante de duplo homicídio na Grota do Rafael
O que se sabe sobre o desaparecimento de brasileira em Portugal
Após fim de Magnitsky, bolsonaristas se revoltam com Trump nas redes
Resultado da pré-matrícula em Maceió será divulgado dia 17 de dezembro
Terremoto de magnitude 4.4 atinge a cidade de Araxá (MG)
Motorista é autuado por trafegar em alta velocidade em via de grande circulação em Igaci
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
