Centro da Uncisal comemora o Outubro Rosa com a marca de 1.500 mamografias ao mês
Centro de Diagnóstico e Imagem realiza ainda a ultrassonografia, biópsia e encaminhamento para mastologista com serviço 100% SUS

O Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim), unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realizou o Dia D da campanha Outubro Rosa, nesta quarta-feira (11/10). O evento aconteceu no próprio Cedim, localizado dentro da Uncisal, e comemorou a marca de 1.500 exames de mamografia realizados mensalmente.
“Neste Dia D da campanha Outubro Rosa, reafirmamos o compromisso com as mulheres de Alagoas para que realizem o exame das mamas e, hoje, comemoramos o resultado de 11.500 mamografias realizadas nos últimos 12 meses”, anunciou Ceiça Carvalho, diretora do Cedim. Ela acrescentou que o Cedim é porta aberta o ano inteiro e o exame não é feito apenas no mês de outubro, e sim, todos os dias.
Na campanha deste ano, o Cedim ressalta a importância da busca ativa por meio da realização dos exames de mamografia, ultrassonografia, biópsia e encaminhamento para um mastologista ou oncologista. “Ofertar todo o ciclo de prevenção, diagnóstico e rastreamento por meio de um serviço 100% SUS é muito importante. Por meio da busca ativa realizada pelo Cedim, a paciente não precisa mais esperar para realizar os seus exames”, complementou Ceiça Carvalho.
A vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares, disse que hoje a saúde da mulher tem um outro olhar, fruto da dedicação do Estado, da Uncisal e do Cedim, além de todo apoio recebido para continuar buscando melhorias para a universidade e para suas unidades hospitalares e assistenciais. “Comemoramos o sucesso do Cedim e com ele comemoramos também a saúde, a sobrevida e a qualidade de vida de todas nós, mulheres”, discursou.
O município de Coruripe foi homenageado pela secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born. “Coruripe levou a sério a convocação da Uncisal de fazer a mamografia”, destacou. A secretária anunciou ainda que, neste mês de outubro, o Hospital da Mulher vai receber as pacientes do Cedim para a realização da mamografia: “Uma parceria para ocupar os espaços públicos com o cuidado com a saúde que a população precisa”, acrescentou.
Também participaram do evento a deputada estadual Ângela Garrote; a diretora do Centro de Ciências Integradoras da Uncisal, Francine Loureiro; a diretora do Hospital da Mulher, Yarin Maria Rocha; a gerente estadual de Assistência à Saúde do Servidor, Maria Lúcia Rezende; a presidente estadual da Fraternidade Feminina da Maçonaria, Maria Helena Russo Lessa; e a vereadora por Santana do Mundaú, Marinez Wanderlei.
Exame de mamografia - Mulheres entre 40 a 69 anos não precisam de encaminhamento para fazer o exame de mamografia. As interessadas podem agendar através do WhatsApp 98833-8578 e se dirigir ao Cedim com o cartão do SUS e o documento de identificação. Mulheres com menos de 40 anos ou mais de 69 anos, precisam de solicitação médica para o agendamento.
Mutirão de citologia oncótica- Durante o mês de outubro, o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Uncisal, realiza um mutirão de citologia oncótica para prevenção do câncer de colo do útero. Para agendamento, é necessário ligar para 3315.6157.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
