Câmara de Maceió representa Alagoas em Encontro Nacional da Causa Animal
Evento promovido pela União de Vereadores do Brasil acontece em São Paulo

Engajada com as temáticas contemporâneas a Câmara Municipal de Maceió participa de um dos eventos mais importantes relacionados à saúde pública do Brasil: o Encontro Nacional de Legislativos Municipais em defesa da Causa Animal, realizado pela União de Vereadores do Brasil (UVB). A iniciativa reúne representantes de todo o país.
O evento começou nesta quarta-feira (18), e contou com uma palestra conduzida pelo vereador Siderlane Mendonça (PL), acerca do Projeto Amigo Pet – Castramóvel, criado pelo parlamentar alagoano. As atividades acontecem até o dia 20.
“É uma honra representar Maceió e Alagoas num dos maiores eventos da causa animal, que tanto precisa de atenção do legislativo. Como sou de comunidade humilde, sempre fui ligado às causas sociais e ao suporte às pessoas vulneráveis. Até agora já realizamos mais de 600 castrações gratuitas em cães e gatos, tanto na capital, quanto no interior. E o principal: esse serviço foi ofertado às pessoas que não teriam como pagar por ele. E sabemos que até o próprio Judiciário reconhece, atualmente, a importância desses ‘amigos’, que são considerados membros da família. Daí a dupla importância dessa iniciativa: beneficia o social e a saúde pública”, esclareceu.
Em abril deste ano o Amigo Pet - Castramóvel foi eleito um dos cem melhores projetos de autoria parlamentar do país, pela UVB, no Troféu Destaque Nacional, durante a 22ª Marcha Legislativos Municipais, em Brasília. Na oportunidade a iniciativa foi considerada um case de sucesso em defesa da causa animal e da promoção da saúde pública.
“Até aqui já conseguimos a destinação de mais de meio milhão de reais para contribuir com os cuidados aos cães e gatos. Isso promove a melhoria na saúde pública, pois reduz o número de animais em situação de rua e os riscos de transmissão de zoonoses. Acredito que a partir da palestra de hoje outros vereadores certamente vão poder replicar a iniciativa em qualquer cidade brasileira, ampliando os benefícios para a nossa população”, detalhou.
Amigo Pet
O Amigo Pet é considerado o castramóvel mais moderno e seguro de Alagoas, pois possui entrada e saída distintas, que evitam a contaminação cruzada. O equipamento atende, também, todas as exigências técnicas, sanitárias e de saúde determinadas pelos órgãos fiscalizadores e conta com o apoio de profissionais da Universidade Federal de Alagoas.
Veterinários e técnicos realizam os atendimentos previamente agendados e repassam todas as informações necessários para o acompanhamento pós-operatório, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais.
O projeto favorece a redução do número de animais em situação de rua, que sofrem por falta dos cuidados necessários para uma vida saudável e ainda podem provocar transtornos, como acidentes.
O evento
O Encontro Nacional de Legislativos Municipais reúne parlamentares e assessores de Câmaras Municipais comprometidos com a causa animal. É uma oportunidade para trocar informações, ideias e projetos para a causa que ganha defensores em todas as regiões do país. O evento ocorre entre os dias 18 e 20 de outubro, na cidade de São Paulo.
A iniciativa é repleta de conteúdo sobre o tema é organizada e liderado pelos próprios vereadores ligados a UVB que tem o compromisso em debater cada vez mais o tema.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
