Política

Câmara de Maceió representa Alagoas em Encontro Nacional da Causa Animal

Evento promovido pela União de Vereadores do Brasil acontece em São Paulo

Por 7Segundos com Assessoria 18/10/2023 18h06
Câmara de Maceió representa Alagoas em Encontro Nacional da Causa Animal
Câmara de Maceió representa Alagoas em Encontro Nacional da Causa Animal - Foto: Assessoria

Engajada com as temáticas contemporâneas a Câmara Municipal de Maceió participa de um dos eventos mais importantes relacionados à saúde pública do Brasil: o Encontro Nacional de Legislativos Municipais em defesa da Causa Animal, realizado pela União de Vereadores do Brasil (UVB). A iniciativa reúne representantes de todo o país.

O evento começou nesta quarta-feira (18), e contou com uma palestra conduzida pelo vereador Siderlane Mendonça (PL), acerca do Projeto Amigo Pet – Castramóvel, criado pelo parlamentar alagoano. As atividades acontecem até o dia 20.

“É uma honra representar Maceió e Alagoas num dos maiores eventos da causa animal, que tanto precisa de atenção do legislativo. Como sou de comunidade humilde, sempre fui ligado às causas sociais e ao suporte às pessoas vulneráveis. Até agora já realizamos mais de 600 castrações gratuitas em cães e gatos, tanto na capital, quanto no interior. E o principal: esse serviço foi ofertado às pessoas que não teriam como pagar por ele. E sabemos que até o próprio Judiciário reconhece, atualmente, a importância desses ‘amigos’, que são considerados membros da família. Daí a dupla importância dessa iniciativa: beneficia o social e a saúde pública”, esclareceu.

Em abril deste ano o Amigo Pet - Castramóvel foi eleito um dos cem melhores projetos de autoria parlamentar do país, pela UVB, no Troféu Destaque Nacional, durante a 22ª Marcha Legislativos Municipais, em Brasília. Na oportunidade a iniciativa foi considerada um case de sucesso em defesa da causa animal e da promoção da saúde pública.

“Até aqui já conseguimos a destinação de mais de meio milhão de reais para contribuir com os cuidados aos cães e gatos. Isso promove a melhoria na saúde pública, pois reduz o número de animais em situação de rua e os riscos de transmissão de zoonoses. Acredito que a partir da palestra de hoje outros vereadores certamente vão poder replicar a iniciativa em qualquer cidade brasileira, ampliando os benefícios para a nossa população”, detalhou.

Amigo Pet

O Amigo Pet é considerado o castramóvel mais moderno e seguro de Alagoas, pois possui entrada e saída distintas, que evitam a contaminação cruzada. O equipamento atende, também, todas as exigências técnicas, sanitárias e de saúde determinadas pelos órgãos fiscalizadores e conta com o apoio de profissionais da Universidade Federal de Alagoas.
Veterinários e técnicos realizam os atendimentos previamente agendados e repassam todas as informações necessários para o acompanhamento pós-operatório, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais.

O projeto favorece a redução do número de animais em situação de rua, que sofrem por falta dos cuidados necessários para uma vida saudável e ainda podem provocar transtornos, como acidentes.

O evento

O Encontro Nacional de Legislativos Municipais reúne parlamentares e assessores de Câmaras Municipais comprometidos com a causa animal. É uma oportunidade para trocar informações, ideias e projetos para a causa que ganha defensores em todas as regiões do país. O evento ocorre entre os dias 18 e 20 de outubro, na cidade de São Paulo.

A iniciativa é repleta de conteúdo sobre o tema é organizada e liderado pelos próprios vereadores ligados a UVB que tem o compromisso em debater cada vez mais o tema.