Saúde

Hospital do Coração Alagoano está em fase de credenciamento para transplantes de rim e de coração

Unidade hospitalar recebeu visita técnica da Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes

Por 7Segundos com Ascom Sesau 18/10/2023 20h08
Hospital do Coração Alagoano está em fase de credenciamento para transplantes de rim e de coração
Hospital do Coração Alagoano foi inaugurado em setembro do ano passado - Foto: Carla Cleto/ Sesau

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, recebeu a visita técnica da Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). A visita teve como objetivo conhecer a unidade hospitalar, que está em processo de credenciamento para realizar transplante de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a técnica Flaviana de Jesus Silva, que atua no processo de regulamentação, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no país, o hospital já recebeu aprovação do MS com relação aos critérios técnicos, documentação, certidões negativas de infração ética e currículo da equipe técnica do hospital. As aprovações são requisitos essenciais na habilitação da unidade para a realização dos transplantes.

O diretor do hospital, Otoni Veríssimo, considera a visita uma etapa positiva no processo de credenciamento da unidade hospitalar estadual. “O hospital possui boa infraestrutura, fluxos bem definidos, corpo clínico especializado, equipe técnica capacitada, excelente parque tecnológico, além de importantes programas e projetos”, disse o gestor hospitalar. "Agora, o Hospital do Coração Alagoano está no aguardo da emissão da portaria ministerial para a formalização do credenciamento”.

Ele ressaltou, ainda, que a habilitação exige um desempenho rigoroso por parte do hospital, como a disponibilidade de pessoal dos serviços em tempo integral para apoio às equipes e do médico plantonista, ambulatório para acompanhamento pré e pós-transplante, serviço de diálise aguda, entre outras exigências importantes.

A visita foi também acompanhada pelo deputado estadual José Wanderley Neto, cardiologista pioneiro em transplantes de coração em Alagoas e um dos mais renomados especialistas nessa área. “Tive o prazer de acompanhar essa vistoria ao lado do diretor do hospital, Otoni Veríssimo, e de alguns profissionais que atuam na unidade. Acho que até dezembro a gente tem essa confirmação do credenciamento e isso pode resolver um problema muito sério, principalmente em relação a transplante de rim. Vamos ter transplante de rim, o que vai ajudar muitas pessoas que estão na máquina de hemodiálise, e transplante do coração no Hospital Coração Alagoano", disse.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que esse credenciamento vai salvar muitas vidas. “Já temos hospitais em Alagoas habilitados para realizar transplantes, mas agora queremos credenciar também um hospital 100% SUS para os alagoanos que precisam de um novo coração ou um novo rim”, afirmou o secretário.

HOSPITAL

Inaugurado em setembro de 2022, o hospital possui 52 leitos, sendo vinte de enfermaria adulto, quatro de enfermaria pediátrica, dez de recuperação pós-anestésica, quatro de preparo e recuperação de pacientes no setor de radiologia, dez de UTI adulto e quatro de UTI pediátrica, destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes cardiopatas.

O hospital também conta com dois importantes programas: o de insuficiência cardíaca e o de acompanhamento de pacientes transplantados. O primeiro garante diagnóstico, além de acompanhamento clínico e terapêutico a pacientes com insuficiência cardíaca. O segundo acompanha pacientes que realizaram transplantes de coração no Estado, com equipe multiprofissional capacitada.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos transplantes no país. Porém, a quantidade de pessoas nas filas de espera ainda é grande. Por isso a CGSNT realiza ações de gestão política, promoção da doação, logística, autorização e renovação de equipes e hospitais para a realização de transplantes. Vale citar que no Brasil, para doar um órgão, basta comunicar à família sobre o desejo de ser doador para que a família possa autorizar posteriormente.