Deputada Gabi Gonçalves celebra aprovação do PL que preserva a Festa de Santa Luzia da Siracusa
O PL reconhece a festividade realizada em Santa Luzia do Norte como Patrimônio Histórico, Cultural e Bem Imaterial de Alagoas
Comprometida com a preservação da cultura e tradição alagoana, a Deputada Estadual Gabi Gonçalves (PP) celebrou a aprovação unânime do Projeto de Lei 427/2023 no plenário da Assembleia Legislativa do Estado na última quarta-feira (18), que confere à festa de Santa Luzia de Siracusa o título de Patrimônio Histórico Cultural e Bem Imaterial de Alagoas, que segue agora para sanção do Executivo.
A festa, que há gerações une a comunidade em devoção à padroeira Santa Luzia, agora recebe um reconhecimento formal que irá fortalecer sua preservação e destacar sua importância na história de Santa Luzia do Norte.
A Deputada Gabi Gonçalves, autora do projeto, expressou sua satisfação com a aprovação e ressaltou a relevância da festa para a identidade da região. "Santa Luzia do Norte é rica em tradições e cultura, e essa festa é um tesouro que merece ser protegido. Este projeto não apenas reconhece a importância histórica, mas também abre caminho para a valorização e promoção contínua dessa manifestação única de fé", afirmou.
A comunidade local recebeu a notícia com entusiasmo, e líderes religiosos, representantes da cultura e moradores destacaram a importância do reconhecimento oficial para a manutenção da festa. “É muito emocionante ter a nossa festa reconhecida. Agora temos um respaldo legal para buscar recursos que preservem essa festividade tão importante para o alimento da nossa fé”, declarou Juliana, uma fiel católica santaluziense, nas redes sociais da deputada.
A festividade religiosa, conhecida por suas emocionantes procissões que levam diversos fiéis diante do altar de Luzia, edificado na Igreja Matriz que tem mais de 368 anos de fundação, para louvar e agradecer a virgem Luzia as graças alcançadas, agora faz parte do seleto rol de patrimônios culturais e imateriais reconhecidos em Alagoas, graças ao empenho da Deputada Gabi Gonçalves em preservar a riqueza cultural da região.
Últimas notícias
PF disponibiliza formulário para denúncias de possíveis crimes eleitorais
Datafolha: Lula abre vantagem em MG e cresce em SP, onde empata com Flávio
Palmeira dos Índios prepara entrega de mais de mil casas populares
Arthur Lira participa de caminhada com JHC, Marina e Célia Rocha em Arapiraca
Polícia Federal realiza ação em agência da Caixa Econômica em Rio Largo
Manchas de óleo são encontradas na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
