Ronda mantém índice zero de assaltos a ônibus urbanos nas quatro áreas de atuação
Dados são relativos aos oito meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado
Relatório divulgado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, com dados da Central de Atendimento e Despachos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (CAD/SSP), aponta que de janeiro a agosto deste ano, nos quatro territórios de atuação do Ronda no Bairro, manteve-se em zero, o índice de assaltos a ônibus coletivo urbano de Maceió.
O resultado se deve ao trabalho dos agentes de proximidade do PRB que diariamente realizam patrulhamento nas áreas delimitadas dos bairros do Jacintinho, Centro, Orla marítima e Benedito Bentes.
“Estudos comprovam que a simples presença dos agentes nas ruas já inibe a ação dos criminosos. Este é o objetivo do Ronda no Bairro que garante, assim, segurança de proximidade e prevenção da violência para a população que se desloca todos os dias no sistema de transporte público da Capital”, destaca o superintendente do Ronda, Cel Cícero Silva.
Ainda com relação aos Crimes Contra o Patrimônio (Roubos), os dados também indicam redução em dois tipos: roubos a veículos (-33%) e roubo a transeuntes (-30%).
E no caso de roubos ao Comércio, os dados são de estabilidade nos quatro territórios com 11 ocorrências em oito meses, mesma quantidade no período do ano passado.
“Alguns desses casos foram registrados nas vias adjacentes às ruas delimitadas para a atuação das guarnições do Ronda no Bairro. Com esses dados, já estamos em entendimento com a Polícia Militar, através do Comando de Policiamento da Região Metropolitana para um replanejamento de ações”, informa o superintendente.
“Nós atuamos em conjunto ou em complemento às ações das demais forças de segurança. O trabalho é sempre em parceria”, acrescenta.
HOMICÍDIOS E TENTATIVAS - O relatório indica ainda uma redução em torno de 75% nos crimes de homicídios no comparativo entre os oitos meses deste ano e o mesmo período de 2022.
Nos quatro territórios de atuação, foram registrados quatro homicídios no ano passado e apenas um em 2023, sendo a única ocorrência na Orla marítima.
Já quanto às tentativas de homicídios, houve uma leve alta em dois territórios e redução nos outros dois.
No Benedito Bentes, foram dois casos este ano, contra nenhum em 2022 e no Centro, uma ocorrência agora, contra nenhuma no ano passado.
Em tendência contrária, na Orla, foram duas tentativas no ano passado contra apenas uma este ano e no Jacintinho, caiu de um para zero.
“O Ronda no Bairro é um dos programas do Governo de Alagoas mais bem avaliados pela população. Os dados do relatório nos asseguram que estamos no caminho certo ao proporcionar mais segurança de proximidade e mais prevenção à violência, que é o nosso maior objetivo”, destaca o secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira”.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
