Interior

Murici: Após constatar irregularidades, Defensoria Pública cobra melhorias na Casa Lar

Os problemas foram identificados durante inspeção realizada no início deste mês

Por 7Segundos com Assessoria 23/10/2023 11h11
Murici: Após constatar irregularidades, Defensoria Pública cobra melhorias na Casa Lar
Foram encontrados problemas estruturais como telhas inadequadas e sem isolamento térmico no pátio das crianças - Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) oficiou ao Município de Murici, na semana passada, cobrando melhorias na Casa Lar - local que abriga crianças e adolescentes expostos aos riscos por parte de suas famílias, como negligência, abuso sexual e agressão física. Os problemas foram identificados durante inspeção realizada no início deste mês, pelos Defensores Públicos Thiago Carniatto Marques Garcia e João Augusto Sinhorin.

Durante a fiscalização, os Defensores identificaram a necessidade urgente de substituição/conserto de móveis e utensílios domésticos defeituosos, como fogão, geladeira, ar-condicionado, armários da cozinha, chuveiro e os beliches onde as crianças dormem.

Além disso, foram encontrados problemas estruturais como telhas inadequadas e sem isolamento térmico no pátio das crianças, forro quebrado e buracos nas telhas da casa que causam vazamentos em dias de chuva, e vários buracos no pátio, que geram risco de quedas e ferimentos para as crianças.

A Casa Lar é um serviço de acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 0 a 17 anos e 11 meses, inclusive com deficiência, em situação de medida de proteção, preferencialmente para grupos de irmãos e destituídos do poder familiar.

A Defensoria Pública continua acompanhando a situação para garantir que os problemas sejam corrigidos a fim de assegurar o total respeito aos direitos das crianças abrigadas no local.