Vento nordeste atinge Alagoas com rajadas de até 50 km/h
O Vento Nordeste é um sistema de ventos que se formam no Oceano Atlântico, a partir de um centro de alta pressão atmosférica.
Um fenômeno meteorológico conhecido como Vento Nordeste tem provocado uma forte ventania em Alagoas, principalmente na região do Litoral. A velocidade do vento pode atingir cerca de 50 km/h, o que pode causar danos a estruturas e vegetação.
O Vento Nordeste é um sistema de ventos que se formam no Oceano Atlântico, a partir de um centro de alta pressão atmosférica. Esses ventos são carregados de umidade e, ao se encontrarem com a costa alagoana, provocam chuvas e ventania.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que os ventos permaneçam fortes até sexta-feira (25). Após essa data, a intensidade do vento deve diminuir, voltando a aumentar em novembro.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) alerta para os riscos associados aos ventos fortes. A população deve evitar a poda de árvores e tomar cuidado com a fixação de placas e telhados.
El Niño pode intensificar ventos
O meteorologista da Semarh, Vinícius Pinho, alerta ainda que a chegada do El Niño, fenômeno climático que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, pode intensificar os ventos em Alagoas.
"Com o El Niño, as temperaturas do oceano ficam mais elevadas, o que pode contribuir para a formação de ventos mais fortes", disse Pinho.