Ministro anuncia cronograma do Novo PAC para Alagoas
Rui Costa afirmou que obras foram abandonadas na gestão passada
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, apresentou nesta segunda-feira (30) os novos empreendimentos que chegarão a Alagoas por meio do Novo PAC. O investimento total de recursos já alocados para o estado é de R$ 15,4 bilhões.
Entre as principais obras estão a duplicação de quatro trechos da BR-101; uma duplicação do Arco Metropolitano de Maceió; a construção de um novo hospital em Arapiraca; a garantia da conectividade de 2.357 escolas; a retomada das obras do trecho 5 do Canal Adutor do Sertão Alagoano e a finalização da construção de 11.102 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida.
"Obras foram abandonadas e estamos retomando", explicou o ministro sobre a nova etapa do programa.
Além das obras já previstas e retomadas, o Governo Federal vai enviar recursos para os municípios que inscreverem projetos de obras pelo Novo PAC Seleções. Os recursos podem chegar para a construção de novas escolas, creches, unidades de saúde, policlínicas, maternidades, espaços comunitários, praças CEU, obras de drenagem e de urbanização, entre outras.
O governador Paulo Dantas destacou que o governo está dando continuidade ao cronograma de obras. "Nada vai parar em Alagoas", afirmou.
"O programa Minha Casa, Minha Vida é um programa extraordinário, que dá cidadania, dignidade, que amplia o poder de compra do cidadão porque ele deixa de pagar o aluguel e, com isso, passa a ter mais poder de consumo", destacou o governador.
No total, a infraestrutura de transporte terrestre será incrementada com dez projetos — somando R$ 1,8 bilhão de investimento, incluindo a adequação da BR-104 (Messias-São José da Laje), o projeto de adequação da BR-316 (Pilar-Palmeira dos Índios) e a construção da BR-416 (Colônia Leopoldina–Ibateguara). O programa inclui também investimento para o transporte ferroviário, com a realização de estudos para novas concessões da Malha Nordeste.
O lançamento do programa em Alagoas conta com a presença dos ministros dos Transportes, Renan Filho, de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e demais autoridades.