Saúde

MEC aprova Programa de Residências Multiprofissionais no HGE

A implantação possibilitará a formação técnico-científica de mais sete categorias profissionais de saúde em serviço

Por 7Segundos com Assessoria 30/10/2023 15h03
MEC aprova Programa de Residências Multiprofissionais no HGE
Cursos serão em tempo integral e os estudantes terão que ter dedicação exclusiva - Foto: Thallysson Alves / Ascom HGE

O Programa de Residências Multiprofissionais em Terapia Intensiva e Uniprofissional em Enfermagem Dermatológica e Nutrição Clínica do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). A previsão é que o edital do processo seletivo seja lançado entre novembro e dezembro e a prova entre janeiro e fevereiro, com início das residências para março de 2024.


Os interessados poderão escolher entre a Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, que envolve as áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Já no âmbito das Residências Multiprofissionais, serão disponibilizadas vagas para as áreas de Enfermagem Dermatológica e Nutrição Clínica.


Segundo o diretor do HGE, Fernando Fortes Melro, a aprovação representa um salto de qualidade para o hospital, que tem como missão e visão ser referência em ensino e pesquisa em Alagoas. "Em breve será aberto o edital do processo seletivo e nosso objetivo é iniciar os programas em março de 2024”, disse o gestor do HGE.


De acordo com a nutricionista Cássia Melo, presidente da Comissão de Residências Multiprofissionais (Coremu) do HGE e da Comissão Descentralizada Multiprofissional de Residência (Codemu/AL), que abrange todas as residências multiprofissionais do Estado, as residências terão duração de 24 meses, com carga horária de 5.760h, sendo 60h semanais. Os cursos são em tempo integral e os estudantes devem que ter dedicação exclusiva.


“O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde caracteriza-se por ensino em serviço, com a finalidade de aperfeiçoamento profissional progressivo. O foco é a atenção à saúde de excelência aos usuários, orientada pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, reforçou Cássia Melo.


Para ela, a implantação dos Programas de Residências possibilitará a formação técnico-científica de mais sete categorias profissionais de saúde em serviço. “O Programa de Residência em Nutrição Clínica, por exemplo, objetiva uma assistência nutricional sistematizada no ambiente hospitalar. Propõe a instituição em áreas assistenciais de cardiologia, cirurgia, neurologia, pediatria, queimados e vascular a partir de uma dimensão crítico reflexiva da assistência nutricional à necessidade integral do paciente, através da modalidade ensino em serviço no âmbito hospitalar”, salientou.


Já o Programa de Residência em Enfermagem Dermatológica, segundo Cássia Melo, é direcionado para a prevenção e tratamento de feridas, com o uso de novas tecnologias. A implantação do programa irá assegurar a especialização dos primeiros enfermeiros dermatologistas em nível de residência do Brasil.


“No que se refere a Residência Multiprofissional, ela permitirá a formação de profissionais especializados para atender às necessidades de uma rede de saúde sem qualificação disponível no mercado de trabalho para atuar na área de concentração sugerida por este programa”, destacou Cássia Melo, ressaltando que o objetivo do programa é formar profissionais de saúde especialistas, pautados em princípios éticos e conhecedores dos diferentes cenários da rede de saúde.