Sesau orienta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
Doença é a segunda mais comum na população masculina e segunda causa de óbito por câncer entre os homens
Novembro é um mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, e atualmente a segunda causa de óbito por câncer que mais atinge a população masculina. O médico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Marcos Martins, que coordena o Programa Estadual de Saúde do Homem, ressalta a importância do diagnóstico precoce da doença, como forma de aumentar as chances de cura.
“O Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado em 2003 para a conscientização e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em Alagoas, além de incentivar o cuidado acerca do diagnóstico da doença, aproveitamos esse momento para sensibilizar a população masculina sobre a importância do acompanhamento médico não apenas no mês de novembro, mas durante o ano inteiro”, ressalta Marcos Martins.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. A glândula envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina que fica armazenada na bexiga é eliminada. “O câncer de próstata não apresenta sinais e sintomas nas fases iniciais, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é essencial”, reforça o médico da Sesau.
De acordo com Martins, para que ocorra a diminuição da mortalidade por câncer de próstata, torna-se de extrema importância o incentivo à população masculina no que se refere à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como, o autocuidado.
“O homem deve procurar a unidade de saúde e, também, adotar práticas saudáveis para diminuir o risco não apenas do câncer de próstata, mas, de várias doenças. Para isso, é fundamental manter o peso corporal, evitar o tabagismo e praticar exercícios físicos”, recomenda o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, ao informar que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), há uma estimativa anual de 71.730 novos casos de câncer de próstata no Brasil e de 16.300 óbitos.
DIAGNÓSTICO
Quanto à detecção precoce, Marcos Martins orienta que ela pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença ou de pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA, que é o antígeno prostático específico.
"O Ministério da Saúde preconiza que o PSA deve ser realizado a partir dos 50 anos, mas, se a pessoa tem histórico familiar de câncer de próstata, o preventivo deve começar mais cedo, a partir dos 45 anos. Para ter acesso ao exame, a porta de entrada é a USB [Unidade Básica de Saúde] do município de residência. Caso o exame aponte para a doença e a biópsia confirme, o paciente será encaminhado para realizar o tratamento em uma unidade especializada, via Sistema de Regulação", explica o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem.
Últimas notícias
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
