Sesau orienta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
Doença é a segunda mais comum na população masculina e segunda causa de óbito por câncer entre os homens

Novembro é um mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, e atualmente a segunda causa de óbito por câncer que mais atinge a população masculina. O médico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Marcos Martins, que coordena o Programa Estadual de Saúde do Homem, ressalta a importância do diagnóstico precoce da doença, como forma de aumentar as chances de cura.
“O Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado em 2003 para a conscientização e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em Alagoas, além de incentivar o cuidado acerca do diagnóstico da doença, aproveitamos esse momento para sensibilizar a população masculina sobre a importância do acompanhamento médico não apenas no mês de novembro, mas durante o ano inteiro”, ressalta Marcos Martins.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. A glândula envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina que fica armazenada na bexiga é eliminada. “O câncer de próstata não apresenta sinais e sintomas nas fases iniciais, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é essencial”, reforça o médico da Sesau.
De acordo com Martins, para que ocorra a diminuição da mortalidade por câncer de próstata, torna-se de extrema importância o incentivo à população masculina no que se refere à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como, o autocuidado.
“O homem deve procurar a unidade de saúde e, também, adotar práticas saudáveis para diminuir o risco não apenas do câncer de próstata, mas, de várias doenças. Para isso, é fundamental manter o peso corporal, evitar o tabagismo e praticar exercícios físicos”, recomenda o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, ao informar que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), há uma estimativa anual de 71.730 novos casos de câncer de próstata no Brasil e de 16.300 óbitos.
DIAGNÓSTICO
Quanto à detecção precoce, Marcos Martins orienta que ela pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença ou de pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA, que é o antígeno prostático específico.
"O Ministério da Saúde preconiza que o PSA deve ser realizado a partir dos 50 anos, mas, se a pessoa tem histórico familiar de câncer de próstata, o preventivo deve começar mais cedo, a partir dos 45 anos. Para ter acesso ao exame, a porta de entrada é a USB [Unidade Básica de Saúde] do município de residência. Caso o exame aponte para a doença e a biópsia confirme, o paciente será encaminhado para realizar o tratamento em uma unidade especializada, via Sistema de Regulação", explica o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem.
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
