Cerca de 70 mil pessoas visitaram os cemitérios de Maceió no Dia de Finados
Visitantes encontraram locais limpos e organizados, após intensificação dos serviços de manutenção da Alurb nas últimas semanas
Durante o Dia de Finados, na última quinta-feira (2), os oito cemitérios da capital abriram as portas para receber cerca de 70 mil pessoas que aproveitaram a data para homenagear seus parentes falecidos.
O número é semelhante ao de 2022, quando cerca de 70 mil pessoas também foram aos cemitérios para visitar e levar flores aos túmulos. Para que o dia fosse mais confortável para os visitantes, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) intensificou os serviços de reparo nas semanas que antecederam o feriado. Quem foi a um dos campos-santos municipais viu que, além da limpeza constante desses locais, foram feitos consertos e pintura nas calçadas, muros, meio-fio e capelas.
De acordo com Tarcísio Palmeira, coordenador-geral de Gestão de Serviços Funerários, era de se esperar um movimento acima do normal este ano para o dia de visitas e celebração.
“Depois que a pandemia chegou ao fim, os números subiram muito. Igualmente ao ano passado, tivemos a média de 70 mil pessoas nos campos-santos. As pessoas que foram até os cemitérios encontraram locais limpos e organizados para melhor recebê-los nessa data especial, além de todos os protocolos sanitários sendo respeitados e exigidos pela Prefeitura de Maceió”, disse.
Maria Silva, ambulante que vendeu flores em frente a um dos cemitérios, diz que o movimento este ano foi interessante assim como o ano anterior. "Consegui vender muitas flores dessa vez. Ano passado, também tinha muita gente, mas ainda estavam com medo da pandemia", contou.
Durante todo o feriado, agentes de limpeza da Alurb percorreram os campos-santos fazendo a limpeza de itens deixados pelos visitantes e mantendo a organização do local. A Autarquia também ofertou missas, cultos, bênçãos e atendimento espiritual, para quem visitou o jazigo de seu ente querido.
Cemitério Santo Antônio, em Bebedouro
Reaberto em outubro de 2021, após um período fechado devido ao afundamento de solo no bairro de Bebedouro, o Cemitério Santo Antônio também passou por todos os reparos necessários e serviço de limpeza.
Esse campo-santo, em específico, teve seu horário reduzido durante o Dia de Finados do último ano, além da necessidade de agendamento para comparecer. Este ano, o funcionamento foi igual em todos os cemitérios e não houve a necessidade de agendamento prévio para visitação.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
