Política

Deputada Gabi Gonçalves propõe Comenda Vera Arruda para homenagear e incentivar Empreendedorismo Feminino

Proposta foi aprovada na última sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Alagoas

Por 7segundos com assessoria 10/11/2023 13h01 - Atualizado em 10/11/2023 14h02
Deputada Gabi Gonçalves propõe Comenda Vera Arruda para homenagear e incentivar Empreendedorismo Feminino
Deputada Gaby Gonçalves - Foto: reprodução

Em uma decisão unânime, a Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou na última sessão ordinária de quinta-feira (09), a criação da Comenda Vera Arruda, uma iniciativa da deputada Gabi Gonçalves (PP) que visa homenagear a renomada estilista alagoana e, ao mesmo tempo, reconhecer e incentivar o empreendedorismo feminino, com foco especial em mulheres comerciantes.

A Comenda leva o nome da icônica estilista Vera Arruda, uma figura que deixou uma eterna marca no cenário da moda brasileira. A proposta também busca promover a visibilidade e o reconhecimento das mulheres que desempenham papéis significativos no universo do comércio e do empreendedorismo.

A parlamentar, ao apresentar a proposta, destacou a relevância de celebrar mulheres que têm se destacado como empreendedoras, muitas vezes superando desafios significativos. "A Comenda Vera Arruda é uma forma de reconhecer e enaltecer as contribuições dessas mulheres brilhantes em nosso estado, além de incentivar outras a seguir seus passos no mundo do empreendedorismo. A gente sabe que os desafios são inúmeros ter apoio e caminhar junto de outras mulheres é essencial", ressaltou a deputada Gabi Gonçalves.

Ainda durante a sessão, foi aprovado o projeto de resolução que concede a Comenda Tavares Bastos, post mortem, à estilista alagoana. Vera Arruda é conhecida não apenas por suas criações inovadoras na moda, mas também por sua trajetória como mulher empreendedora. Sua vida como artesã iniciou fazendo bijuterias que vendia para as suas amigas. 

Desde criança, ela própria desenhava suas roupas e as de suas amigas. Vera herdou da avó o hábito de desenhar as próprias roupas e contratar costureiras-modistas para executá-las. Foi artista plástica e vitrinista até que resolveu se mudar para São Paulo, em 1997, em busca de seu sonho. Sua história serve como inspiração para diversas gerações de mulheres que buscam fazer a diferença em suas respectivas áreas de atuação.

A Comenda Vera Arruda será entregue a mulheres que se destacarem no cenário comercial, reconhecendo não apenas o sucesso financeiro, mas também a dedicação, inovação e o impacto social de suas iniciativas. A premiação representa um passo significativo na promoção da igualdade de gênero e no estímulo ao empreendedorismo feminino.

A entrega da primeira Comenda Vera Arruda está programada para acontecer em breve, em uma cerimônia que promete reunir mulheres empreendedoras de destaque. Este é um passo essencial na direção de um futuro mais inclusivo e igualitário, onde o empreendedorismo feminino seja não apenas reconhecido, mas também celebrado e incentivado.