Samu Maceió tem primeira mulher negra no comando em quase 20 anos do órgão
Beatriz Santana também é a primeira enfermeira a assumir a coordenação do órgão
Doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), mestre em enfermagem, especialista em urgência e emergência, saúde da mulher e obstetrícia, a enfermeira Beatriz Santana de Souza Lima é a primeira mulher negra no comando do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Maceió em quase 20 anos do órgão.
O Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda enfatizou a relevância histórica e a representatividade de ter uma mulher negra liderando um cargo de destaque no setor, o que demonstra a diversidade, fortalece a tomada de decisões e promove equidade na gestão da saúde pública em Alagoas.
“A nomeação de Beatriz, uma mulher negra para liderar um cargo importante no setor de saúde não apenas quebra barreiras, mas também inspira outras pessoas. Dessa forma, a gestão do Estado de Alagoas contribui para um sistema de saúde mais inclusivo e sensível às diversas necessidades da população”, ressaltou o gestor.
Enfermeira há 12 anos, ela foi coordenadora de enfermagem do Samu nos anos de 2017 a 2019 e é servidora pública da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), além de mãe da pequena Maria Tereza e mulher negra.
“É uma grande honra. Sou apaixonada pelo serviço pré-hospitalar e tenho muito orgulho de fazer parte do SAMU, porque é assim que me sinto, parte. Agradeço a oportunidade dada pelo secretário de saúde Gustavo Pontes de Miranda, também ao olhar do governador Paulo Dantas de colocar mulheres em funções estratégicas na gestão pública. Eu assumo o compromisso de nossa equipe de continuar prestando um serviço de excelência em Alagoas”, destacou.
Primeira enfermeira a assumir a coordenação geral do Samu Maceió, Beatriz substitui o médico Jhonat Thaylson da Silva.
O Samu tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. O Samu realiza atendimentos em qualquer lugar de Alagoas e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.
Últimas notícias
Samu atende 65 casos de choque elétricos em 2025, e dá dicas de prevenção
Abrasel participa da Feira dos Municípios 2026 com cardápio diversificado
Alagoana disputa vaga no BBB 26 pela Casa de Vidro instalada no Nordeste
Prefeitura de Girau do Ponciano garante melhorias e fortalece a economia local com a tradicional Feira Livre
Prefeitura divulga Calendário Escolar de 2026 nas unidades da rede pública
Família de jovem internado com risco de paraplegia pede ajuda para custear despesas em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
