Desenvolvimento

Membros da Caisan se reúnem para discutir o combate à fome em AL

A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional foi reativada em fevereiro de 2023

Por 7Segundos com Assessoria 22/11/2023 11h11
Membros da Caisan se reúnem para discutir o combate à fome em AL
A reunião foi conduzida pela presidente da Câmara, Kátia Born - Foto: Luiz Luan / Ascom Seades

Um dos pilares do Governo de Alagoas sem dúvidas é fortalecer a segurança alimentar e nutricional no estado. Visando promover a articulação dos órgãos e entidades da administração estadual para executar os programas de combate à insegurança alimentar em Alagoas, a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) foi reativada em fevereiro de 2023.

Na manhã desta terça-feira (21), estiveram reunidos no Palácio República dos Palmares representantes da Caisan, para debater pautas sobre esta temática. A reunião foi conduzida pela presidente da Câmara, Kátia Born. Na ocasião, foi apresentado um relatório dos procedimentos utilizados pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, para ajudar os 22 municípios que decretaram estado de emergência nas fortes chuvas que acometeram o estado no mês de julho.

Também foram abordados os seguintes temas: a construção do novo restaurante popular que será localizado em Maceió, no bairro do Jacintinho. O local do terreno foi doado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Caravana do Brasil Sem Fome, programa do governo federal que será lançado em Alagoas no dia 30 de novembro de 2023, com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome, Wellington Dias. E por fim, as novas ações do plano do Alagoas Sem Fome que serão executadas.

“No governo do presidente Lula e do governador Paulo Dantas, a segurança alimentar é tratada com a seriedade devida. A frente da Caisan, nós estamos desenvolvendo um trabalho intersetorial com as demais secretarias e órgãos para garantir uma alimentação digna e de qualidade para os alagoanos. A vinda do ministro Wellington Dias para o final deste mês irá reforçar ainda mais a parceria entre governo federal e estadual”, afirmou Kátia Born.

Estiveram presentes na reunião membros do Gabinete Civil; das secretarias da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Agricultura (Seagri), Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Educação (Seduc), Extraordinária da Primeira Infância (Secria), Saúde (Sesau), Instituto de Inovação para Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater) e Conselho de Segurança Alimentar de Alagoas (Consea).