Aprovado Projeto de lei que torna Cocadas da Massagueira Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas
Autoria é do deputado estadual Alexandre Ayres

O projeto de lei 489/2023, que torna as Cocadas da Massagueira, produzidas no polo gastronômico de Marechal Deodoro, como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), nesta terça-feira (21). A proposta é de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), representante do município na Casa de Tavares Bastos, e busca tornar lei o reconhecimento à iguaria em todo o estado.
A iguaria já recebeu o título de Patrimônio Imaterial de Alagoas, por unanimidade, pelo Conselho Estadual de Cultura, no entanto, o parlamentar quer tornar lei o reconhecimento ao doce feito de coco e açúcar, que é considerado referência histórica e cultural da Região Metropolitana.
O projeto de lei destaca que caberá ao órgão estadual de proteção do patrimônio cultural adotar os atos necessários ao cumprimento desta Lei. Além disso, a matéria informa ainda que o Poder Executivo Estadual está autorizado a promover estudos históricos voltados para o resgate cultural das cocadeiras de Marechal Deodoro.
Para o deputado, reconhecer a consagração das Cocadas da Massagueira como patrimônio cultural imaterial, busca garantir a sua proteção, preservação e promoção, assegurando que as futuras gerações possam apreciar e celebrar esta tradição tão valiosa. "Esse reconhecimento também valoriza ainda mais o trabalho das mulheres cocadeiras daquela comunidade, potencializando a divulgação, a comercialização do produto e além de fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico local por meio da gastronomia. Com a aprovação desse projeto, potencializaremos a divulgação e a comercialização do produto deodorense em todo o estado e também no Brasil", disse.
"Não restam dúvidas de que as Cocadas da Massagueira se trata de patrimônio cultural imaterial do povo alagoano, merecendo proteção jurídica e reconhecimento por parte da sociedade e de seus representantes", completa Alexandre Ayres.
Últimas notícias

Governo de Alagoas anuncia mais de R$ 50 milhões para reforço na segurança pública

Sine Maceió oferece vagas para Call Center em regime home office com início imediato

1ª Kids Run Frutigutti reúne famílias e movimenta o Partage Arapiraca Shopping

Polícia Militar amplia atuação do Programa Na base do Sossego no Litoral Sul de Alagoas

Incêndio em igreja em Arapiraca mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros

Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
