Consumidores devem ficar atentos nesta sexta-feira de Black Friday
Procon Maceió estará de plantão durante todo o dia
Na contagem regressiva para o Best Friday, que promete agitar o comércio nesta sexta-feira (24), o Procon Maceió intensificou suas ações de fiscalização para garantir a proteção dos consumidores contra possíveis práticas abusivas. Com a proximidade do evento, o órgão realizou um minucioso monitoramento de preços que durou três semanas, abrangendo tanto lojas físicas quanto virtuais, em cinco estabelecimentos da capital.
Os resultados dessa investigação apontam para variações significativas nos valores praticados, durante e após as promoções do Best Friday. Dentre os produtos monitorados, 12,5% apresentaram aumento nos preços, enquanto 10% registraram redução nos valores. Surpreendentemente, 78% dos itens analisados não sofreram alterações de preços entre a primeira e a última semana de monitoramento.
Além do escopo de preços, o Procon também voltou suas atenções para possíveis propagandas enganosas ou falsas informações sobre os descontos anunciados para a Black Friday. Alerta-se que práticas ilegais podem resultar na aplicação de sanções aos estabelecimentos flagrados divulgando informações falsas.
Cecília Wanderley, diretora executiva do Procon Municipal, reforça a importância da pesquisa para os consumidores. "Com a divulgação dessa pesquisa, as pessoas poderão aproveitar as promoções de forma mais consciente, evitando gastos fora do orçamento e garantindo que seus direitos sejam respeitados", enfatiza Cecília.
Visando a proximidade do evento, o órgão estará de plantão a partir da quinta-feira (23), pronto para receber denúncias e esclarecer dúvidas dos consumidores. Os canais de atendimento são o telefone (82) 98882-8326 ou o 0800 082 4567. O Procon Maceió reafirma seu compromisso em garantir um Best Friday seguro e vantajoso para todos os consumidores da região.