Rafael Brito comemora anúncio sobre poupança para alunos do Ensino Médio
Programa anunciado pelo presidente segue modelo do Cartão Escola 10, de AL, para combater a evasão escolar
Nas últimas semanas o Governo Federal vem discutindo a criação de uma poupança para incentivar a permanência e a conclusão dos alunos no Ensino Médio. Durante o seu podcast semanal, “Conversa com o Presidente", nesta última terça-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva explicou que, além de um simples incentivo educacional, o programa tem como objetivo incentivar a geração de empregos, de mais oportunidades e perspectivas de futuro para os jovens.
“Vamos criar uma bolsa para que os alunos se sintam incentivados a não desistir da escola. Porque o jovem vai no Ensino Médio e não vê utilidade. Nós queremos dar utilidade”, afirmou o presidente.
A ideia também vem sendo discutida na Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados. Um dos defensores da criação da poupança nacional é o deputado federal Rafael Brito (MDB), ex-secretário de educação de Alagoas e que implementou em 2021, um programa semelhante, o programa Cartão Escola 10.
“Desde novembro do ano passado, quando participei de reuniões do grupo de transição do presidente Lula, venho compartilhando a nossa experiência positiva com o Cartão Escola 10. Além de aumentar o número de alunos matriculados no Ensino Médio, o programa é uma iniciativa exitosa de combate à evasão escolar e fortalecimento da educação. Observar esse movimento, por meio do Governo Federal, para criação de uma poupança nacional para estudantes da rede pública de todo Brasil é de uma felicidade muito grande”, comemorou.
O programa Cartão Escola 10 foi implantado em Alagoas em dezembro de 2021, para combater a evasão escolar no Ensino Médio, com a oferta de bolsas que incentivaram o retorno escolar pós-pandemia, a frequência em sala de aula e a conclusão do Ensino Médio.
Segundo dados da Secretaria de Educação de Alagoas, com um ano de programa, Alagoas obteve crescimento de 30% no número de matrículas no Ensino Médio. De acordo com o parlamentar alagoano, o fato do Governo de Alagoas ter conseguido aprovar e implementar o Cartão Escola 10, em Alagoas, e mostrar os resultados dos primeiros anos do programa já é um dos motivos para que o Governo Federal tenha confiança para tocar um programa semelhante em toda rede nacional.
“Nosso estado foi, por livre iniciativa e com recursos próprios, um laboratório dessa experiência que já se mostrou muito exitosa. Não dá mais pra gente fazer política de educação sem ter resultado para mostrar para sociedade. Estou confiante que os jovens da rede pública de todo Brasil terão melhores oportunidades, como os nossos jovens de Alagoas”, enfatiza o parlamentar.
Últimas notícias
Mulher é agredida pelo marido na zona rural de Igaci
PM é acionada para averiguar dupla suspeita de vender correntes com dinheiro falso em Palmeira dos Índios
Denúncia anônima leva à prisão de homem por tráfico de drogas em Arapiraca
Irmão embriagado ameaça matar e agredir o outro em residência de Arapiraca
Gestante é presa após ser flagrada tentando furtar queijo e charque em supermercado de Maceió
Homem é preso por descumprir medida protetiva e invadir igreja em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
