Rafael Brito comemora anúncio sobre poupança para alunos do Ensino Médio
Programa anunciado pelo presidente segue modelo do Cartão Escola 10, de AL, para combater a evasão escolar
Nas últimas semanas o Governo Federal vem discutindo a criação de uma poupança para incentivar a permanência e a conclusão dos alunos no Ensino Médio. Durante o seu podcast semanal, “Conversa com o Presidente", nesta última terça-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva explicou que, além de um simples incentivo educacional, o programa tem como objetivo incentivar a geração de empregos, de mais oportunidades e perspectivas de futuro para os jovens.
“Vamos criar uma bolsa para que os alunos se sintam incentivados a não desistir da escola. Porque o jovem vai no Ensino Médio e não vê utilidade. Nós queremos dar utilidade”, afirmou o presidente.
A ideia também vem sendo discutida na Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados. Um dos defensores da criação da poupança nacional é o deputado federal Rafael Brito (MDB), ex-secretário de educação de Alagoas e que implementou em 2021, um programa semelhante, o programa Cartão Escola 10.
“Desde novembro do ano passado, quando participei de reuniões do grupo de transição do presidente Lula, venho compartilhando a nossa experiência positiva com o Cartão Escola 10. Além de aumentar o número de alunos matriculados no Ensino Médio, o programa é uma iniciativa exitosa de combate à evasão escolar e fortalecimento da educação. Observar esse movimento, por meio do Governo Federal, para criação de uma poupança nacional para estudantes da rede pública de todo Brasil é de uma felicidade muito grande”, comemorou.
O programa Cartão Escola 10 foi implantado em Alagoas em dezembro de 2021, para combater a evasão escolar no Ensino Médio, com a oferta de bolsas que incentivaram o retorno escolar pós-pandemia, a frequência em sala de aula e a conclusão do Ensino Médio.
Segundo dados da Secretaria de Educação de Alagoas, com um ano de programa, Alagoas obteve crescimento de 30% no número de matrículas no Ensino Médio. De acordo com o parlamentar alagoano, o fato do Governo de Alagoas ter conseguido aprovar e implementar o Cartão Escola 10, em Alagoas, e mostrar os resultados dos primeiros anos do programa já é um dos motivos para que o Governo Federal tenha confiança para tocar um programa semelhante em toda rede nacional.
“Nosso estado foi, por livre iniciativa e com recursos próprios, um laboratório dessa experiência que já se mostrou muito exitosa. Não dá mais pra gente fazer política de educação sem ter resultado para mostrar para sociedade. Estou confiante que os jovens da rede pública de todo Brasil terão melhores oportunidades, como os nossos jovens de Alagoas”, enfatiza o parlamentar.
Últimas notícias
Polícia prende dois homens por furto de trilhos de ferrovia no interior de AL
Ataque de Renan Filho a Teotônio Vilela mira crescimento do PSDB
Pai catador ensina filho pequeno a ler a palavra 'Vitória' em ônibus
Em tom de campanha, Renan Filho oficializa pré-candidatura com críticas a Téo Vilela
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 52 milhões
[Vídeo] Cachorros impedem corredor de finalizar percurso e momento viraliza
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
