Ministério da Saúde habilita Hospital do Coração Alagoano para realizar transplantes de coração e rins
Unidade passa a ser a primeiro da rede pública estadual a realizar os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foi habilitado para realizar transplante de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria do Ministério da Saúde foi publicada no Diário da União desta terça-feira (29) e, com isso, a unidade passa a ser a primeira da rede pública estadual a realizar os dois procedimentos.
O processo de certificação junto ao Ministério teve início em maio de 2023, com o transplante de coração, seguido da habilitação para o transplante de rim. A coordenadora da Central de Transplante de Alagoas, Daniella Ramos, explicou que, até o momento, o estado só possuía equipes autorizadas a realizar transplantes em hospitais privados filantrópicos. Com a habilitação do Hospital do Coração, o Estado passa a ter mais autonomia.
“É um marco muito importante, porque nunca tivemos equipes realizando essas modalidades de transplantes na rede pública. Agora temos como atender mais alagoanos, contando com novos e modernos equipamentos e com profissionais competentes trabalhando. Estamos ampliando a oportunidade de o paciente inscrito em lista de espera poder realizar o transplante e, com isso, melhorar e até salvar a sua vida”, ressaltou Daniella Ramos.
O diretor do hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, destacou que a unidade é de alta complexidade especializada e a habilitação para transplante de órgãos, por meio do Ministério da Saúde, enfatiza a excelência do hospital para a população.
“As unidades habilitadas são, reconhecidamente, de excelência pelo Ministério da Saúde. Então, isso coloca nosso hospital como o primeiro público de Alagoas a realizar transplante de órgãos. Um passo enorme para a população e que nos deixa muito honrados, porque iremos realizar uma série de procedimentos, salvar vidas, recompor famílias e contribuir para a saúde alagoana”, falou.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, Alagoas vive um marco histórico em ter o primeiro hospital 100% SUS habilitado a realizar transplantes de rim e de coração.
“Esta é uma importante conquista, que demonstra o esforço de toda equipe da saúde de Alagoas em ofertar mais serviços à população, evitando o deslocamento para outros estados. Nosso objetivo é aprimorar ainda mais as iniciativas de saúde, e esta habilitação só reforça o trabalho de excelência que já vem sendo executado pelo Governo de Alagoas”, enfatizou o secretário.
O Hospital
Inaugurado em setembro de 2022, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene possui 52 leitos, sendo 20 de Enfermaria Adulto, quatro de Enfermaria Pediátrica, dez de Recuperação Pós-Anestésica, quatro de Preparo e Recuperação de Pacientes no setor de radiologia, dez de UTI Adulto e quatro de UTI Pediátrica, destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes cardiopatas.
A unidade também conta com dois importantes programas: o de insuficiência cardíaca e o de acompanhamento de pacientes transplantados. O primeiro garante diagnóstico, além de acompanhamento clínico e terapêutico a pacientes com insuficiência cardíaca. O segundo acompanha pacientes que realizaram transplantes de coração no Estado, com equipe multiprofissional capacitada.
A equipe para transplantes do coração terá a coordenação do cirurgião cardiovascular José Wanderley Neto e será composta pelos cirurgiões cardiovasculares Kleberth Tenorio, Laio Wanderley, José Leitão Neto, Rafaela Cavalcanti e Carlos Humberto. Também integra a equipe os anestesiologistas Flávio Annicchino e Fellipe Lira; além do cirurgião torácico Rodolfo Mascarenhas.
Já a equipe para transplante de rins possuirá a coordenação da nefrologista Nathalia Pacheco e será composta também pelos nefrologistas Agenor Silva e Francisco Lima Neto, além dos cirurgiões gerais e urologistas Wellington Porciúncula e Rogério Bernardo e os anestesiologistas Flávio Annicchino e Fellipe Lira.
Últimas notícias

Mais de 3 mil pessoas são atendidas na Ação Itinerante da Prefeitura de São Luís do Quitunde

Procon na Rua leva serviços a Marechal Deodoro nos dias 25 e 26 de setembro

Luciano Barbosa destaca ações do PAA para segurança alimentar e inclusão social

Adolescente de 14 anos filma abusos e denuncia marido da própria tia, em Maceió

Homem furta aparelho celular em uma loja de shopping em Maceió
Prefeitura de Lagoa da Canoa promove evento do Setembro Amarelo com foco na saúde mental e prevenção do suicídio
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
