Hospital Sanatório transfere pacientes após alerta de colapso de mina da Braskem no Mutange
A transferência foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde
Na noite dessa quarta-feira (30), cerca de 80 pacientes foram transferidos do Hospital Sanatório, de Maceió, para outras unidades hospitalares em meio a um alerta de colapso de uma mina da Braskem na região do Mutange.
A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a direção do Hospital Sanatório, tomou a decisão de realocar os pacientes para garantir a segurança diante das informações recebidas sobre o risco iminente de colapso e deslocamento abrupto do solo na área.
O remanejamento, informado pela SMS e pela direção do hospital, priorizou inicialmente os pacientes internados na unidade, incluindo aqueles em tratamento de hemodiálise. As autoridades destacaram a importância de seguir as determinações da Defesa Civil municipal e outros órgãos de controle e segurança para prevenir possíveis desastres.
"A decisão foi tomada por medida de segurança, precaução e prevenção de desastres, seguindo o Plano de Contingência elaborado desde os primeiros eventos geológicos", afirmou a diretoria do Hospital Geral Sanatório.
A transferência dos pacientes foi cuidadosamente coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com áreas técnicas e prestadores contratualizados, visando garantir a continuidade do atendimento médico, incluindo casos cirúrgicos, clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Além disso, em decorrência do risco iminente, a SMS suspendeu o ponto facultativo marcado para sexta-feira (1º), conforme estabelecido no Decreto de Emergência publicado em edição extraordinária do Diário Oficial. A medida visa assegurar que as Unidades Básicas de Saúde funcionem normalmente para manter a assistência à população.
O Hospital Sanatório, situado em uma área de risco, adotou essas ações preventivas para proteger tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde diante da instabilidade identificada na região do Mutange.
A cidade permanece em alerta, e as autoridades estão monitorando de perto a situação, tomando medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar da população afetada pela potencial ameaça geológica na área.
Últimas notícias
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Prefeitura de Arapiraca divulga nova data das provas do concurso da Educação
Árvore cai, atinge veículo estacionado e bloqueia rua no bairro do Prado
Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
