Maceió

Hospital Sanatório transfere pacientes após alerta de colapso de mina da Braskem no Mutange

A transferência foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde

Por 7Segundos 30/11/2023 06h06 - Atualizado em 30/11/2023 06h06
Hospital Sanatório transfere pacientes após alerta de colapso de mina da Braskem no Mutange
Hospital Sanatório de Maceió - Foto: Reprodução

Na noite dessa quarta-feira (30), cerca de 80 pacientes foram transferidos do Hospital Sanatório, de Maceió, para outras unidades hospitalares em meio a um alerta de colapso de uma mina da Braskem na região do Mutange.

A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a direção do Hospital Sanatório, tomou a decisão de realocar os pacientes para garantir a segurança diante das informações recebidas sobre o risco iminente de colapso e deslocamento abrupto do solo na área.

O remanejamento, informado pela SMS e pela direção do hospital, priorizou inicialmente os pacientes internados na unidade, incluindo aqueles em tratamento de hemodiálise. As autoridades destacaram a importância de seguir as determinações da Defesa Civil municipal e outros órgãos de controle e segurança para prevenir possíveis desastres.

"A decisão foi tomada por medida de segurança, precaução e prevenção de desastres, seguindo o Plano de Contingência elaborado desde os primeiros eventos geológicos", afirmou a diretoria do Hospital Geral Sanatório.

A transferência dos pacientes foi cuidadosamente coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com áreas técnicas e prestadores contratualizados, visando garantir a continuidade do atendimento médico, incluindo casos cirúrgicos, clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Além disso, em decorrência do risco iminente, a SMS suspendeu o ponto facultativo marcado para sexta-feira (1º), conforme estabelecido no Decreto de Emergência publicado em edição extraordinária do Diário Oficial. A medida visa assegurar que as Unidades Básicas de Saúde funcionem normalmente para manter a assistência à população.

O Hospital Sanatório, situado em uma área de risco, adotou essas ações preventivas para proteger tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde diante da instabilidade identificada na região do Mutange.

A cidade permanece em alerta, e as autoridades estão monitorando de perto a situação, tomando medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar da população afetada pela potencial ameaça geológica na área.