Gabi Gonçalves cria Comenda de Mérito Vera Arruda e concede à empreendedoras alagoanas
A criação da comenda simboliza um compromisso coletivo em promover a equidade de gênero
O cenário empreendedor alagoano ganhou destaque durante a última sessão ordinária (29), na Assembleia Legislativa de Alagoas, com a aprovação da Comenda de Mérito Vera Arruda, criada pela Deputada Gabi Gonçalves (PP), sendo concedida a cinco notáveis mulheres empreendedoras: Vanessa de Holanda, Simone Bert, Neide França, Natália Costa e Paula Vanessa, que se destacam na promoção do desenvolvimento econômico em Alagoas.
“Essa iniciativa simboliza um compromisso coletivo em promover a equidade de gênero e valorizar o talento feminino em todas as esferas da nossa sociedade, essa comenda foi criada para honrar e abraçar a histórias de mulheres excepcionais. É um gesto de apoio e incentivo, mas é principalmente uma voz que se levanta e acredita verdadeiramente no potencial de cada uma de nós”, declarou Gabi Gonçalves.
A Comenda de Mérito Vera Arruda é uma homenagem à renomada estilista alagoana e tem o próposito de reconhecer e incentivar o empreendedorismo feminino. Vera Arruda, cujo nome é sinônimo de dedicação e perseverança, foi uma figura inspiradora que desbravou caminhos para que outras mulheres pudessem seguir seus passos no mundo dos negócios.
As cinco empreendedoras agraciadas com a comenda são exemplos do potencial transformador das mulheres no cenário empresarial. Seus feitos não apenas impulsionaram seus próprios empreendimentos, mas também contribuíram significativamente para a redução da desigualdade de gênero e para o desenvolvimento econômico sustentável em Alagoas. Sendo elas:
Maria Veraneide França dos Santos - Fundadora do Dona Neide Comedoria
Maria Veraneide França dos Santos é conhecida pelo empreendimento: "Dona Neide - Comedoria". Após seu marido abandonar o lar, Neide, como mãe solo, precisou se reinventar e sustentar sua própria família. Ela usou seus conhecimentos com vendas e comércio para sustentar a família, colocando uma pequena mercearia, que logo transformou-se em Bar e Restaurante da Neide. Seu novo empreendimento contava com uma excelente feijoada que chamou a atenção de toda a região. Com o sucesso do restaurante, a família comprou então um novo ponto comercial, onde construíram um belíssimo restaurante, já consolidado como um dos melhores sabores da região e perpetuaram o legado da "Dona Neide - Comedoria".
Simone Maria Simões Risco Bert - Fundadora do Restaurante Wanchako
Simone é pioneira na prática e mistura da culinária peruana e japonesa, com vários toques nordestinos. No ano de 2023 o restaurante comemorou 27 anos de sucesso no cenário gastronômico brasileiro. O Restaurante Wanchako conduzido pela chef Simone Bert já venceu vários prêmios. Desde 2008 até 2013 a revista Veja Maceió elegeu o restaurante como o melhor da cidade, melhor para ir a dois, melhor internacional, melhor pescado, melhor camarão, melhor chef e na categoria de frutos do mar.
Paula Vanessa Lins da Silva - Fundadora do Grupo Mamãe Empreende
Diversos trabalhos são administrados por Paula Vanessa e realizados no segmento do desenvolvimento e estímulo às mulheres no Grupo Mamãe Empreende, com o intuito de promover os trabalhos dessas profissionais por meio de divulgação midiática, feiras, podcast, etc. Fundado em 20 de março de 2020, atualmente o grupo conta com mais de 230 integrantes, dentre os mais diversos segmentos profissionais, sendo as participantes mães e do lar, além de empreendedoras.
Natália Inojosa Costa - Fundadora da marca Claire
Natália Inojosa Costa é conhecida através da trajetória no empreendedorismo feminino na criação da marca alagoana Claire. Em agosto de 2018 lançou sua primeira "pocket" com apenas 4 peças e 2 estampas exclusivas, sendo um sucesso absoluto. Uma marca alegre, para cima e muito autoral, a Claire é conhecida por sua personalidade. estampas exclusivas e DNA único.
Vanessa de Holanda Cavalcante Monteiro - Fundadora da Bikini Fox Brasil
É conhecida pela marca Bikini Fox Brasil e a Fox Fitness. Vanessa, costuma dizer que não foi em busca do seu negócio, mas que ele a encontrou. No curso de Direito, o seu lado empreendedor começou a pulsar, ela vendia semi-jóias, capinha de celular, e tudo mais que precisasse para conseguir a independência financeira que sempre quis. Começou então a fazer biquinis e postar em suas redes sociais, chamando a atenção e iniciando sua jornada empreendedora.
De acordo com a última pesquisa do Sebrae - Empreendedorismo Feminino no Brasil 2022, 33% dos negócios alagoanos são comandados, pensados ou fundados por mulheres. Baseada nisso, a iniciativa da parlamentar espera que esta ação junte-se à luta pela diminuição da desigualdade de gênero, promovendo o apoio, o reconhecimento e o investimento em mais mulheres.
Durante a sessão que marcou a aprovação da iniciativa, a parlamentar declarou: “Agradeço a todos os parlamentares que apoiaram esta iniciativa e que entendem essa realidade. Que este gesto seja apenas o começo de um compromisso contínuo com a promoção da igualdade e o reconhecimento do mérito, independentemente do gênero”, finalizou a Deputada Gabi Gonçalves.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
