Política

Gabi Gonçalves cria Comenda de Mérito Vera Arruda e concede à empreendedoras alagoanas

A criação da comenda simboliza um compromisso coletivo em promover a equidade de gênero

Por 7Segundos com Assessoria 05/12/2023 08h08
Gabi Gonçalves cria Comenda de Mérito Vera Arruda e concede à empreendedoras alagoanas
As cinco empreendedoras agraciadas com a comenda são exemplos do potencial transformador das mulheres no cenário empresarial - Foto: Divulgação

O cenário empreendedor alagoano ganhou destaque durante a última sessão ordinária (29), na Assembleia Legislativa de Alagoas, com a aprovação da Comenda de Mérito Vera Arruda, criada pela Deputada Gabi Gonçalves (PP), sendo concedida a cinco notáveis mulheres empreendedoras: Vanessa de Holanda, Simone Bert, Neide França, Natália Costa e Paula Vanessa, que se destacam na promoção do desenvolvimento econômico em Alagoas.

“Essa iniciativa simboliza um compromisso coletivo em promover a equidade de gênero e valorizar o talento feminino em todas as esferas da nossa sociedade, essa comenda foi criada para honrar e abraçar a histórias de mulheres excepcionais. É um gesto de apoio e incentivo, mas é principalmente uma voz que se levanta e acredita verdadeiramente no potencial de cada uma de nós”, declarou Gabi Gonçalves.

A Comenda de Mérito Vera Arruda é uma homenagem à renomada estilista alagoana e tem o próposito de reconhecer e incentivar o empreendedorismo feminino. Vera Arruda, cujo nome é sinônimo de dedicação e perseverança, foi uma figura inspiradora que desbravou caminhos para que outras mulheres pudessem seguir seus passos no mundo dos negócios.

As cinco empreendedoras agraciadas com a comenda são exemplos do potencial transformador das mulheres no cenário empresarial. Seus feitos não apenas impulsionaram seus próprios empreendimentos, mas também contribuíram significativamente para a redução da desigualdade de gênero e para o desenvolvimento econômico sustentável em Alagoas. Sendo elas:

Maria Veraneide França dos Santos - Fundadora do Dona Neide Comedoria

Maria Veraneide França dos Santos é conhecida pelo empreendimento: "Dona Neide - Comedoria". Após seu marido abandonar o lar, Neide, como mãe solo, precisou se reinventar e sustentar sua própria família. Ela usou seus conhecimentos com vendas e comércio para sustentar a família, colocando uma pequena mercearia, que logo transformou-se em Bar e Restaurante da Neide. Seu novo empreendimento contava com uma excelente feijoada que chamou a atenção de toda a região. Com o sucesso do restaurante, a família comprou então um novo ponto comercial, onde construíram um belíssimo restaurante, já consolidado como um dos melhores sabores da região e perpetuaram o legado da "Dona Neide - Comedoria".

Simone Maria Simões Risco Bert - Fundadora do Restaurante Wanchako

Simone é pioneira na prática e mistura da culinária peruana e japonesa, com vários toques nordestinos. No ano de 2023 o restaurante comemorou 27 anos de sucesso no cenário gastronômico brasileiro. O Restaurante Wanchako conduzido pela chef Simone Bert já venceu vários prêmios. Desde 2008 até 2013 a revista Veja Maceió elegeu o restaurante como o melhor da cidade, melhor para ir a dois, melhor internacional, melhor pescado, melhor camarão, melhor chef e na categoria de frutos do mar.

Paula Vanessa Lins da Silva - Fundadora do Grupo Mamãe Empreende

Diversos trabalhos são administrados por Paula Vanessa e realizados no segmento do desenvolvimento e estímulo às mulheres no Grupo Mamãe Empreende, com o intuito de promover os trabalhos dessas profissionais por meio de divulgação midiática, feiras, podcast, etc. Fundado em 20 de março de 2020, atualmente o grupo conta com mais de 230 integrantes, dentre os mais diversos segmentos profissionais, sendo as participantes mães e do lar, além de empreendedoras.

Natália Inojosa Costa - Fundadora da marca Claire

Natália Inojosa Costa é conhecida através da trajetória no empreendedorismo feminino na criação da marca alagoana Claire. Em agosto de 2018 lançou sua primeira "pocket" com apenas 4 peças e 2 estampas exclusivas, sendo um sucesso absoluto. Uma marca alegre, para cima e muito autoral, a Claire é conhecida por sua personalidade. estampas exclusivas e DNA único.

Vanessa de Holanda Cavalcante Monteiro - Fundadora da Bikini Fox Brasil

É conhecida pela marca Bikini Fox Brasil e a Fox Fitness. Vanessa, costuma dizer que não foi em busca do seu negócio, mas que ele a encontrou. No curso de Direito, o seu lado empreendedor começou a pulsar, ela vendia semi-jóias, capinha de celular, e tudo mais que precisasse para conseguir a independência financeira que sempre quis. Começou então a fazer biquinis e postar em suas redes sociais, chamando a atenção e iniciando sua jornada empreendedora.

De acordo com a última pesquisa do Sebrae - Empreendedorismo Feminino no Brasil 2022, 33% dos negócios alagoanos são comandados, pensados ou fundados por mulheres. Baseada nisso, a iniciativa da parlamentar espera que esta ação junte-se à luta pela diminuição da desigualdade de gênero, promovendo o apoio, o reconhecimento e o investimento em mais mulheres.

Durante a sessão que marcou a aprovação da iniciativa, a parlamentar declarou: “Agradeço a todos os parlamentares que apoiaram esta iniciativa e que entendem essa realidade. Que este gesto seja apenas o começo de um compromisso contínuo com a promoção da igualdade e o reconhecimento do mérito, independentemente do gênero”, finalizou a Deputada Gabi Gonçalves.