”Justiça às pessoas que precisaram deixar suas casas” diz Leonardo Dias sobre o uso comercial de área evacuada pelo afundamento de solo
Nesta terça-feira (5), o vereador apresentou um Projeto de Lei que tem como objetivo impedir a utilização comercial das áreas incluídas no Mapa de Linhas de Ações Prioritárias dos bairros em afundamento de solo
O vereador Leonardo Dias (PL) apresentou, nesta terça-feira (5) um Projeto de Lei que tem como objetivo impedir a utilização comercial das áreas incluídas no Mapa de Linhas de Ações Prioritárias dos bairros em afundamento de solo.
De acordo com a legislação proposta por Dias, a proibição se dará até que seja realizada a revisão do Plano Diretor de Maceió, que deverá estabelecer – de maneira definitiva – as condições urbanísticas e ambientais da área.
“Esse projeto proíbe a emissão de licenças e alvarás para uso comercial de toda a área do mapa atingido pelo afundamento de solo. Isso vai ficar em vigor até que a casa possa discutir o Plano Diretor. Nossa intenção é deixar garantido que aquela área não seja utilizada comercialmente pela Braskem. Essa é a nossa parcela de contribuição para fazer justiça às pessoas que precisaram deixar suas casas. Através do Plano Diretor será discutido com os 25 vereadores para ser definido para o que a área servirá ao Município”, destacou Dias.
Desde o início de seu mandato, Leonardo Dias tem sido atuante na defesa dos moradores atingidos pelo afundamento de solo, em Maceió. Em 2020, propôs e presidiu a Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo (CEPBAS).
Leonardo intermediou junto ao Executivo Municipal uma atualização na lei 6.900/2019, estendendo isenções de impostos aos moradores das regiões afetadas, incluindo também das localidades do entorno do mapa.
A nova legislação deverá ser enviada à Câmara ainda essa semana. Segundo Dias, será incluída a isenção do IPTU para moradores do Bom Parto e da Chã de Bebedouro. As anistias serão estendidas até o final de 2028.
“Através de minha sugestão à lei do Executivo Municipal, ampliaremos o benefício para áreas que hoje sofrem com a baixa densidade populacional na região”, concluiu.
Últimas notícias
Bloco do Povo abrirá prévias carnavalescas 2026 de Palmeira dos Índios com Léo Santana
Prévias carnavalescas de Palmeira dos Índios terão regras definidas em TAC entre Prefeitura e MP
Prévias carnavalescas movimentam Maceió com blocos, frevo e tradição; veja a programação
Confira as mudanças no trânsito para as prévias de Carnaval, em Maceió
Com a proximidade do Carnaval, Hospital Ib Gatto faz alerta para foliões curtirem com saúde
Prefeito de Japaratinga anuncia inaugurações de novas obras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
