Política

Sancionada lei de Alexandre Ayres que cria Política Pública da Saúde Bucal na Primeira Infância em AL

Nova legislação garante que creches e escolas de ensino fundamental da rede pública e privada ofereçam serviços odontológicos em todo o estado.

Por 7Segundos com Assessoria 07/12/2023 14h02
Sancionada lei de Alexandre Ayres que cria Política Pública da Saúde Bucal na Primeira Infância em AL
Sancionada lei de Alexandre Ayres que cria Política Pública da Saúde Bucal na Primeira Infância em AL - Foto: Assessoria

Foi sancionada a lei de autoria do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) que cria a Política Pública da Saúde Bucal da Primeira Infância em Alagoas. Com o nº 9.083/23, a nova legislação visa garantir serviços odontológicos em creches e escolas de ensino fundamental da rede pública e privada em todo o estado, promovendo, assim, a prevenção de doenças bucais.

Dentre os principais objetivos da nova legislação está a garantia do acesso a serviços odontológicos, bem como educar a comunidade escolar sobre a importância da higiene bucal. A lei também garante acesso a serviços odontológicos preventivos e curativos, por meio de parcerias com unidades de saúde ou profissionais habilitados.

A política estadual também irá capacitar os profissionais da educação para orientar as crianças sobre a higiene bucal adequada e incentivar práticas saudáveis, realizando atividades educativas e campanhas de conscientização, envolvendo os pais ou responsáveis, para disseminar conhecimento sobre saúde bucal e prevenção de doenças.

O parlamentar destacou que o tema é prioridade em seu mandato. Ele reforçou que o governador Paulo Dantas (MDB) tem investido bastante na primeira infância, criando, inclusive, uma secretaria exclusiva para o cuidado dessas crianças.

Ayres garantiu que a nova legislação vai garantir que a saúde bucal das crianças alagoanas seja cuidada, oferecendo, assim, uma melhor qualidade de vida durante a vida adulta. "O cuidado com a saúde bucal na primeira infância é de extrema importância, por isso o cuidado com a saúde dos dentes das crianças alagoanas não pode ser negligenciado. É a base da prevenção de sérios problemas e da formação de hábitos", concluiu o deputado.