Pix Automático: Funcionamento e Disponibilidade em Outubro de 2024, Anuncia Banco Central.
Diferentemente do débito automático, o Pix Automático simplifica o processo
O Pix Automático, programado para iniciar em 28 de outubro de 2024, possibilitará aos clientes agendar previamente pagamentos a diversas entidades, desde contas de serviços básicos até parcelamentos de empréstimos.
Diferentemente do débito automático, o Pix Automático simplifica o processo, permitindo que as instruções de pagamento sejam fornecidas diretamente pela empresa destinatária, eliminando a necessidade de convênios complexos com instituições financeiras.
Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, destaca que o cliente só precisa decidir se opta ou não pelo Pix Automático como meio de pagamento. O processo envolve a manifestação do cliente à empresa, que envia a proposta para autorização.
O cliente recebe a notificação para confirmar o pagamento via Pix Automático, ou alternativamente, a empresa pode enviar a fatura com a opção de pagamento Pix automático, permitindo ao cliente pagar via QR Code e confirmar sua adesão.
Além disso, a modalidade Pix agendado recorrente, que será compulsória a partir de outubro de 2024, permite transferências entre pessoas físicas para finalidades como mesada, doação, aluguel entre particulares e serviços recorrentes prestados por pessoas físicas, como diaristas e terapeutas.
Segundo o BC, essa opção já é oferecida por alguns bancos, mas obrigatoriedade visa ampliar sua disponibilidade.