Arthur Lira participa de sessão de promulgação da reforma tributária
A essência da PEC está na simplificação de tributos e do modelo em funcionamento no país
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira, participa nesta quarta-feira (20), às 15h, da sessão do Congresso Nacional destinada à promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, que instituiu a reforma tributária. A matéria foi aprovada em última instância pela Câmara na noite da sexta-feira (15).
Grande articulador e líder da aprovação histórica da reforma – que aguardava há 40 anos por sua aprovação –, Lira afirmou que a proposta a ser sancionada nesta quarta “é um passo decisivo rumo a um ambiente de negócios e a um sistema de cobrança de impostos mais moderno e que será um grande impulsionador do desenvolvimento econômico e social do Brasil”.
“Trabalhamos muito por esta reforma. Para que esta conquista se materializasse e para que chegássemos a este dia de vitória foi necessário muito empenho de toda a Câmara e de todo o Congresso Nacional. Fico feliz por, como presidente da Câmara, ter contribuído para a garantia desta medida, tão esperada por todos e tão significativa para nosso país”, destacou o presidente.
A essência da PEC está na simplificação de tributos e do modelo em funcionamento no país. O texto prevê a substituição de cinco impostos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), nos estados e municípios, e pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), na esfera federal. IBS e CBS são impostos do tipo IVA (imposto de valor agregado), que visa evitar a tributação cumulativa ao longo das cadeias de produção.
Também será criado, com cobrança federal, o Imposto Seletivo (IS), para desestimular a comercialização de produtos e serviços prejudiciais à saúde e à sustentabilidade ambiental. A proposta altera, ainda, regras para outros tributos, como os impostos estaduais IPVA e ITCMD e os municipais IPTU e Contribuição sobre Iluminação Pública.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
