Geral

Prefeitura de Maceió criou secretaria para cuidar do Bem-Estar Animal

Pela primeira vez na história, a gestão municipal tem uma pasta voltada exclusivamente aos cuidados com animais domésticos e ao controle dos que vivem nas ruas

Por 7Segundos com Assessoria 23/12/2023 11h11
Prefeitura de Maceió criou secretaria para cuidar do Bem-Estar Animal
As campanhas de vacinação antirrábica estão entre as ações desenvolvidas pela pasta - Foto: Secom Maceió

Pela primeira vez na história, a Prefeitura de Maceió conta com uma pasta responsável pelos cuidados com os animais. Criada em abril deste ano pelo prefeito JHC, a Secretaria Extraordinária de Bem-Estar Animal está transformando a realidade de cães e gatos da capital.

A Sebema desempenha um papel importante no desenvolvimento de políticas públicas para os animais domésticos, entre elas, a realização de mais de mil castrações de cães e gatos, atividades de educação ambiental, feiras de adoção responsável, microchipagem e outras ações.

O trabalho desenvolvido já resultou em 1.134 castrações de cães e gatos da capital através do serviço Castramóvel. Essa ação garante o controle da população de animais de rua e contribui para a saúde e bem-estar desses animais, reduzindo doenças e comportamentos indesejados. Foram castrados 975 felinos e 159 caninos. Além disso, os animais que são castrados recebem microchips de identificação eletrônica.

A médica veterinária e diretora técnica da Sebema, Evelynne Marques, ressaltou a importância da pasta para a população, “Estamos fazendo uma boa construção das principais políticas públicas e colaborando para o progresso do cenário de bem-estar animal e de saúde única (união da saúde animal, saúde ambiental e saúde humana) com seus impactos na saúde pública”, disse.

“A Sebema representa uma necessidade que Maceió tinha e, hoje, a sociedade pode dizer que tem um trabalho direcionado a um problema bastante específico, que é o caso da questão animal que envolve várias demandas nos âmbitos sanitário, social, político, de bem-estar animal, do emocional das pessoas e que interfere no meio ambiente e na coletividade. Isso tudo exigia uma secretaria específica, e hoje nós temos a Sebema”, destacou a diretora técnica.

Sebema garante consultas veterinárias gratuitas e castração para tutores que não podem pagar. Foto: Arquivo/Secom

Sebema garante consultas veterinárias gratuitas e castração para tutores que não podem pagar. Foto: Arquivo/Secom
Impacto direto

Marianny Guardia é dona do gatinho Mamãe e aproveitou as ações do castramóvel nos bairros para castrar o seu pet. Ela ressaltou a importância de o Município proporcionar os cuidados dos bichos de estimação e considera a medida como um avanço e um grande marco na capital.

“É muito bom quando a gente tem acesso a esses serviços de cuidado animal. Eles são muito importantes porque ajudam muito as pessoas que não têm condições de pagar por uma consulta, vacina, cirurgia de castração e microchipagem para os seus bichos, além dos ensinamentos que são dados durante o atendimento sobre os devidos cuidados e procedimentos”, disse Marianny.

“A gestão do prefeito JHC está de parabéns por nos ajudar a manter o cuidado e o controle da reprodução e do abandono dos bichos. Na maioria das vezes a gente não consegue pagar por esses serviços de castração que estão sendo disponibilizados pelos programas da prefeitura. E eles são ótimos pra gente que vive na periferia e tem amor, zelo e cuidado pelos nossos bichinhos”, contou a mãe do gatinho Fred, Ângela Maria.

Castramóvel está sempre presente nas ações itinerantes da Sebema. Foto: Arquivo/Secom

Castramóvel está sempre presente nas ações itinerantes da Sebema. Foto: Arquivo/Secom
A secretaria também atua no planejamento e execução da campanha de vacinação contra a raiva em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), garantindo a orientação básica veterinária à comunidade, com vacina antirrábica em caninos e felinos.

Feiras de adoção

Em uma iniciativa da Sebema e da UVZ têm sido realizadas Feiras de Adoção, que se constituem num espaço que amplia as possibilidades de acolhimento para cães e gatos. Até agora, já foram adotados 395 animais nos eventos promovidos através dessa parceria. Todos os animais que são levados para a feira são saudáveis.

Nas feiras de adoção, a Sebema tenta encontrar um lar para animais resgatados. Foto: Arquivo/Secom

Nas feiras de adoção, a Sebema tenta encontrar um lar para animais resgatados. Foto: Arquivo/Secom
Educação ambiental e saúde preventiva

Além disso, a secretaria promove um programa educativo nas escolas do município em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que visa não apenas educar, mas também sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância dos cuidados adequados para com os animais domésticos. Com isso, mais de 720 alunos do município foram impactados com as ações educacionais.

A iniciativa baseia-se em um material oficial, incluindo o Guia Educativo sobre Cuidados com Cães e Gatos, que foi oficialmente lançado durante a 10ª edição da Bienal do Livro.

Acolhimento

Durante o período das chuvas, a secretaria esteve junto aos órgãos municipais dando apoio e atenção médico-veterinária aos animais acolhidos com as pessoas desabrigadas das chuvas e alojadas em escolas municipais. Foram realizadas campanhas para a doação de medicamentos e ração para ofertar aos animais abrigados.

Áreas de risco

A Sebema também atua de forma integrada com as demais secretarias do Município nas ações desenvolvidas junto às populações dos bairros afetados pela mineração da Braskem, dando assistência aos animais domésticos dos moradores e também aos animais de rua. As ações da pasta foram intensificadas depois do agravamento dos tremores de terra no bairro do Mutange.

Junto com a UVZ, equipes da Sebema participaram da força-tarefa para resgatar e abrigar animais de pequeno e médio porte das áreas de risco. No total, sete animais foram resgatados, entre eles quatro cachorros, três gatos e um cavalo.

Combate aos maus tratos

A Sebema recebe e apura denúncias de maus tratos a animais. Após receber a informação, uma equipe vai ao local da denúncia e realiza abordagem, verificando o estado geral dos animais e das pessoas envolvidas, sinalizando os encaminhamentos que podem ser feitos. desde a assistência social, a psicologia ou até mesmo a polícia para os casos que envolvem de fato maus tratos.

Outras ações

A Sebema participa, desde a sua criação, de eventos técnicos e científicos em níveis nacional, estadual e municipal, esclarecendo junto aos meios políticos e acadêmicos a importância do adequado manejo dos animais domésticos e sua interferência no cenário urbano.

Esse mesmo trabalho de esclarecimento técnico sobre o manejo de animais domésticos tem sido levado a empresas privadas, como a AlmaViva e Aeroporto Zumbi dos Palmares, e também junto ao Ministério Público Estadual, em audiências quanto à problemática de acumulação de animais.

Para realizar ações nos bairros, a Sebema atua em parceria com a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).