Casos de Covid-19 crescem em dezembro e Saúde alerta sobre importância da vacina
População deve ficar atenta aos sintomas. Em caso de suspeita, deve-se fazer o teste e, se der positivo, medidas como isolamento de 10 dias, uso de máscara e higienização das mãos devem ser adotadas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) tem realizado o monitoramento contínuo das infecções por Covid-19. Diante do aumento no número de casos no mês de dezembro, a SMS orienta que a população fique atenta a sintomas respiratórios, mesmo que inicialmente pareçam leves, especialmente neste período de festas e reuniões familiares.
A Coordenação Técnica de Epidemiologia de Maceió reforça que o reconhecimento precoce dos sintomas respiratórios é fundamental, não apenas para a proteção individual, mas para evitar a propagação do vírus para familiares, amigos e comunidade.
A coordenadora da área técnica da Epidemiologia, Rosicleide Barbosa, orientou sobre os cuidados que a população deve tomar.
“A população precisa estar atenta aos sinais e sintomas gripais, pois pode ser um quadro de Covid-19. É recomendado que em caso da presença de sintomas as pessoas realizem o teste e que, se diagnosticado, faça seu isolamento, que atualmente é de 10 dias, mantenha todas as medidas não farmacológicas como o uso de máscaras e higienização das mãos”, destaca.
A coordenadora técnica também fala sobre a importância da notificação dos casos. “Vale reforçar que os profissionais de saúde, ao suspeitar de Covid-19, devem realizar a notificação, pois se trata de uma doença de notificação compulsória e que precisa ser notificado para que possamos conhecer esse cenário epidemiológico”.
Importância da vacinação completa
Há uma correlação preocupante entre a gravidade dos casos de Covid-19 e a falta de imunização completa, especialmente da vacina bivalente. Pessoas que não completaram o esquema de vacinação ou não receberam a bivalente podem estar mais suscetíveis a complicações da doença.
A SMS faz um chamado para que a população se vacine. Pontos fixos (Maceió Shopping, Pátio Shopping, Saúde da Gente e CAT Praia), além de 16 Unidades de Saúde disponibilizam a vacinação para a população em geral.
Últimas notícias

Bandidos rendem casal e estupram jovem em São Luís do Quitunde

Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia suspensão temporária de repasses ao CSE

Prefeitura mantém inscrições abertas para cursos profissionalizantes para jovens e adultos

“Até quando?": Prefeita Ceci se manifesta diante de novos casos de violência contra a mulher em AL

Secretaria de Educação realiza projeto sobre história de Matriz de Camaragibe
Deputado Cabo Bebeto critica remuneração de procuradores do Estado de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
