Geral

Retrospectiva 2023: confira momentos que marcaram Alagoas neste ano

O ano no estado foi marcado pelo colapso da mina 18, crimes, chuvas, eventos cultuarais e momentos no esporte

Por 7Segundos 31/12/2023 07h07 - Atualizado em 31/12/2023 07h07
Retrospectiva 2023: confira momentos que marcaram Alagoas neste ano
Retrospectiva 2023 - Foto: Arte- 7Segundos

O ano de 2023 foi marcado por vários momentos que impactaram a sociedade alagoana como um todo. Foram momentos notáveis na cultura, no esporte e o colapso da mina, que chamou a atenção de todo o país. Confira os principais acontecimentos no estado de Alagoas em 2023:

Colapso na mina 18:

O caso chocou desde o risco de desabamento do local ao rompimento da mina 18, a população da capital ficou alarmada com o medo do que poderia acontecer com o iminente desastre ambiental. Os órgãos como a Defesa Municipal, destacaram que seria um desastre ambiental sem precedentes por não haver nada semelhante com o que ocorreu.

No dia 10 de dezembro a Defesa Civil informou que a mina 18 da Braskem sofreu um rompimento, que pôde ser percebido num trecho da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, onde houve uma turbulência na água.

https://www.7segundos.com.br/maceio/noticias/2023/12/10/242052-video-mina-18-sofre-rompimento-no-inicio-da-tarde-deste-domingo-10-em-trecho-da-lagoa-mundau

Alagoanos participando de atos antidemocráticos 

Empresários alagoanos participaram do ato terrorista organizado por grupos bolsonaristas em Brasília, no 08 de janeiro. Os manifestantes golpistas invadiram e vandalizaram o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional.

https://www.7segundos.com.br/m...

Policial Militar alagoano assassinado a tiros no Rio de Janeiro

O soldado Edmar Felipe Alves dos Santos, natural de Alagoas e integrante da Força Nacional, foi tragicamente baleado, em Vila Valqueire, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Aos 36 anos de idade, Edmar foi surpreendido enquanto estava na porta da casa onde residia com colegas da corporação.

https://www.7segundos.com.br/a...

Morte da soldado PM Cibelly Barboza

A região de Arapiraca foi palco de uma tragédia que abalou a comunidade no mês de outubro. Um grave acidente ocorreu no trecho da AL-220, no sítio Bom Jardim, resultando na morte da militar Cibelly Barboza Soares, que também era professora na escola militar da cidade, e deixando seu marido, um soldado que trabalha na Companhia de Major Isidoro, gravemente ferido.

https://www.7segundos.com.br/arapiraca/noticias/2023/10/15/238534-video-mostra-atropelamento-que-vitimou-a-soldado-pm-cibelly-e-gera-revolta-de-ciclistas-de-arapiraca

Vítima de feminicídio de empresária em Murici

Muita tristeza, comoção e pedido de justiça marcaram o velório da empresária portocalvense Carla Janiere da Silva Barros, de 24 anos de idade. A jovem foi assassinada em novembro pelo marido, Jeferson Marcos Timóteo da Silva, dentro da própria loja em Murici.

https://www.7segundos.com.br/maragogi/noticias/2023/11/16/240556-pai-da-empresaria-de-porto-calvo-assassinada-em-murici-clama-por-justica

Ex-soldado da Polícia MIlitar condenado a 60 anos de prisão

O ex-soldado da Polícia Militar de Alagoas, Josevildo Valentim dos Santos Júnior, foi condenado 60 anos e 9 meses de reclusão. O crime, que ocorreu em julho de 2019, envolveu o estupro seguido de assassinato de Maria Aparecida Pereira e uma tentativa de homicídio contra o namorado dela, Agnísio dos Santos Souto.

https://www.7segundos.com.br/maceio/noticias/2023/11/17/240570-ex-soldado-da-policia-militar-de-alagoas-e-condenado-a-mais-de-60-anos-por-estupro-e-assassinato-em-maceio

Crimes contra LGBTQIA+

Alagoas teve 13 pessoas do público LGBTQIA+ assassinadas até agosto de 2023, superando os 10 assassinados em 2022, O dado foi divulgado pelo Grupo Gay de Alagoas (GGAL). A vitima do 13º assassinato foi André Goes que foi morto a golpes de faca, em sua residência, no bairro do Eustáquio Gomes, em Maceió.

De acordo com a publicação feita no perfil oficial do presidente do GGAL, Nildo Correia, a vítima teria sido morta no último sábado (26), contudo o seu corpo foi encontrado somente nesta segunda-feira (28).

https://www.7segundos.com.br/m...

Chuvas

As chuvas do mês de Julho afetaram diversas cidades de Alagoas, foram 32 municípios 

em decreto de emergência e mais de 24 mil pessoas desalojadas. A situação foi informada para o Governo Federal e dois ministros vieram ao estado prestar assistência no momento emergente.

https://www.7segundos.com.br/maceio/noticias/2023/07/10/232023-maceio-e-mais-30-cidades-terao-decreto-de-emergencia-devido-a-chuvas

Afogamentos

2023 foi marcado pelo alto número de casos de afogamento, só no feriado de natal, o Corpo de Bombeiros de Alagoas registrou pelo menos 16 casos de afogamento em praias do estado. Embora não tenham sido graves, os números despertam a atenção da corporação, que tem reforçado a vigilância nas áreas litorâneas.

https://www.7segundos.com.br/maceio/noticias/2023/12/26/242897-pelo-menos-16-casos-de-afogamento-foram-registrados-nas-praias-alagoanas-durante-feriadao-de-natal

Mulher desmaia ao receber conta de água

Uma mulher passou mal ao conferir o valor da conta de água na cidade de União dos Palmares. De acordo com as primeiras informações, a proprietário da casa teria desmaiado e caído no chão ao receber a conta no valor de R$ 1.200.

https://www.7segundos.com.br/maceio/noticias/2023/10/19/238832-mulher-desmaia-ao-receber-conta-de-agua-no-valor-de-r-1200

Bola de fogo no céu

Uma suposta bola de fogo foi vista no céu de Maceió em diversos pontos da cidade e na Região Metropolitana em outubro.

Durante a noite, o clarão pode ser avistado principalmente no Litoral Sul. Há relatos no bairro da Ponta Verde, Trapiche da Barra e na cidade Marechal Deodoro.

https://www.7segundos.com.br/maceio/noticias/2023/10/13/238438-suposta-bola-de-fogo-vista-no-ceu-de-maceio-deixa-moradores-assustados

São João de Maceió

Sucesso incontestável de público, a edição de 2023 do Massayó. Sol... Mar & Forró alcançou números impressionantes, consolidando os festejos juninos da capital em uma excelente oportunidade de negócios, do pequeno ao grande empresário, prestigiando os artistas locais e nacionais, promovendo sustentabilidade e inclusão sociocultural, além de despertar a solidariedade e garantir a diversão com tranquilidade no maior São João do Litoral do Brasil.

https://www.7segundos.com.br/m...

São João de Arapiraca

Já no primeiro dia de shows do São João de Arapiraca cumpriu as expectativas e se consolida entre os principais festejos juninos de Alagoas.

O público dançou e cantou junto com Pablo, Desejo de Menina, Millane Hora - que deu um show a parte com declarações de amor para o noivo, senador Rodrigo Cunha, e Wellington Teixeira.

https://www.7segundos.com.br/a...

Festival de Inverno em Palmeira dos Índios

A Prefeitura de Palmeira dos Índios promoveu a 3ª edição do Festival de Inverno (FIPI) da cidade. Para a abertura foi convidado o escritor, professor e Doutor em Letras Ricardo Ramos Filho, também neto de Graciliano Ramos. Ele proferiu a palestra “70 anos sem Graciliano”, que fala sobre como seria o ponto de vista do Mestre Graça sobre os principais fatos históricos vivenciados pela humanidade, a exemplo da pandemia da Covid-19.

https://www.7segundos.com.br/palmeira/noticias/2023/08/14/234581-escritor-ricardo-ramos-filho-abre-programacao-cultural-do-fipi

Bienal do Livro em Maceió

A cidade de Maceió foi palco de dez dias repletos de cultura, literatura, oficinas variadas, espetáculos teatrais, lançamentos de livros, mesas-redondas e muito mais. O evento aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro de Jaraguá, mais de 400 mil pessoas passaram por lá com a entrada totalmente gratuita.

https://www.7segundos.com.br/maceio/noticias/2023/08/11/234398-10a-bienal-internacional-do-livro-de-alagoas-comeca-nesta-sexta-feira-11

Marta joga sua última Copa do Mundo pela seleção brasileira

A Seleção Brasileira foi eliminada na manhã desta quarta-feira na Copa do Mundo Feminina. A equipe comandada por Pia Sundhage ficou no 0 a 0 com a Jamaica e amargou um terceiro lugar no grupo F da competição, com apenas quatro pontos em três partidas. Após a partida, a craque Marta, com lágrimas nos olhos, confirmou que este foi seu último Mundial.

https://www.7segundos.com.br/maceio/esportes/2023/08/02/20739-marta-se-emociona-apos-eliminacao-da-selecao-brasileira-na-copa-do-mundo-feminina-eu-acabei-por-aqui

CRB 6x0 Vitória

A vitória foi tão marcante que o próprio o jornalista e assessor de imprensa do CRB, Rafa Peixe, teve uma experiência que o marcará para sempre. Acompanhando o jogo das placas de publicidade, Rafa estava ansioso pelo esperado duelo nordestino na Série B, participando de toda a preparação. No entanto, ele não poderia prever o desfecho extraordinário que o aguardava, com uma verdadeira avalanche de gols a favor de sua equipe.

https://www.7segundos.com.br/maceio/esportes/2023/09/14/20979-assessor-de-imprensa-do-crb-tatua-goleada-do-galo-sobre-o-vitoria

Briga de Regis Cavalcante no partido cidadania

Em uma reunião nacional do Cidadania (antigo PPS), que tem Regis Cavalcante como principal nome aqui em Alagoas. Longe da pauta da reunião, um festival de baixarias foi o protagonista do encontro virtual dos “cidadãos”. A reunião ganhou destaque no noticiário nacional. “Picareta” e “vagabundo” foram disparados entre aliados, que desde então, não sabemos se podemos tratá-los como tal.

https://www.7segundos.com.br/m...

Secretariado feminino em Alagoas

O jornal O Globo apresentou levantamento que traz "Alagoas (como) o único estado em que metade das secretarias passa a ser comandada por mulheres, promessa de campanha de Paulo Dantas (MDB)". Embora a matéria desconsidere uma das secretarias, o governador Paulo Dantas celebrou o reconhecimento em suas redes sociais. "Alagoas sempre foi conhecida como terra de 'cabra macho', mas eu quero mudar nossa história. Na verdade, já começamos: somos o primeiro governo do Brasil em paridade de gênero. Mais que paridade, temos maioria feminina em nosso secretariado", apontou o governador.

https://www.7segundos.com.br/maceio/noticias/2023/01/08/219626-alagoas-e-o-unico-estado-com-paridade-entre-homens-e-mulheres-no-secretariado-diz-o-globo

Hospital da Cidade

A Prefeitura de Maceió anunciou a compra do Hospital do Coração, um dos mais modernos complexos de saúde privados de Alagoas, passando a ser de gestão pública e será administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

https://www.7segundos.com.br/maceio/noticias/2023/09/29/237680-hospital-do-coracao-e-comprado-pelo-prefeitura-de-maceio

Cirurgia do Rico

Rico Melquiades desabafou nas redes sociais após passar por procedimentos cirúrgicos no rosto, no nariz e na boca.

https://www.7segundos.com.br/maceio/entretenimento/2023/10/18/5736-rico-faz-cirurgia-apos-ser-julgado-de-feio-comecar-a-trocar-de-rosto