Infraestrutura

Seinfra faz balanço das principais ações realizadas durante o ano de 2023

Dentre os maiores investimentos, está a redução do déficit habitacional e o abastecimento de água

Por 7Segundos com Assessoria 31/12/2023 11h11
Seinfra faz balanço das principais ações realizadas durante o ano de 2023
Seinfra faz balanço das principais ações realizadas durante o ano de 2023 - Foto: Felipe Lima / Ascom Seinfra

Durante todo o ano de 2023, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), comandada pelo secretário e ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, trabalhou continuamente para executar obras estruturantes responsáveis por gerar desenvolvimento para o estado e qualidade de vida para toda a população.

Foram incontáveis ações, visitas de fiscalização, entrega de trabalhos, assinaturas de ordens de serviços e um acompanhamento efetivo do plano de metas anual.

Habitação

Com foco na diminuição do déficit habitacional do estado, a Seinfra beneficiou, somente neste ano, aproximadamente 3 mil alagoanos. Com o programa Vida Nova nas Grotas, 73 famílias residentes na comunidade de Grutão, em Maceió, foram beneficiadas.

Já o Programa Vida Nova na sua Casa, realizou a reforma de 346 residências e construiu mais 192, totalizando 538 famílias atendidas pelo programa e quase 2 mil moradores do interior contemplados com uma moradia digna e segura.

O programa oferece desde pequenos reparos nas residências até a construção de condomínios. As casas construídas possuem cinco cômodos, sendo dois quartos, sala, cozinha e banheiro, além de uma lavanderia externa.

Nos municípios de Dois Riachos, Igaci e Cacimbinhas foram construídos conjuntos habitacionais, com 50 moradias cada. Além das edificações, estes residenciais dispõem de todo o sistema de drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana, serviços essenciais para que os usuários possam usufruir de segurança, conforto e bem-estar. Nessas três cidades, mais de 600 pessoas foram beneficiadas com essas obras.

O Secretário de Infraestrutura, Rui Palmeira, o governador Paulo Dantas e a primeira-dama e coordenadora geral do programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, seguem visitando todas as obras em andamento no segmento habitacional, tanto na capital quanto no interior e, planejando mais investimentos para o ano de 2024.

Saneamento

Quem pensa que a Seinfra existe apenas para construir e reformar casas, se engana. A secretaria de infraestrutura também desenvolve outros projetos estruturantes que contribuem diretamente para a melhoria da saúde dos alagoanos. Umas dessas obras é a de saneamento, na qual são trocadas, ou implantadas toda a rede coletora de esgoto, além de linhas de recalque, estações elevatórias e de tratamento, tudo isso para garantir que a população não contraia doenças decorrentes da contaminação da água e do solo.

Os trabalhos de esgotamento sanitário já estão em andamento em São Miguel dos Milagres, Maragogi e Porto de Pedras.

Os serviços de saneamento seguem de maneira célere. Estima-se que o número de beneficiados ultrapasse os 50 mil, somando os três municípios.

Abastecimento de Água


Com o lançamento do Programa Mais Água, maior projeto de universalização da água, em agosto deste ano, o governo de Alagoas está gerando investimentos que impulsionam o desenvolvimento para o estado. O Mais Água Alagoas tem como principal meta fornecer água potável e saneamento para todos os 102 municípios. Tal iniciativa irá injetar mais de R$10 bilhões na economia local e beneficiar, de maneira geral, mais de 2 milhões de alagoanos.

Maragogi, Japaratinga, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras já estão recebendo os serviços de abastecimento e tratamento de água.

A estimativa é de que mais de 72 mil pessoas sejam beneficiadas.

Para a execução dos trabalhos, estão sendo implantados, além das redes de tratamento e distribuição, adutoras, estações elevatórias e reservatórios de água, tudo isso para garantir água de qualidade nas torneiras dos alagoanos.

Ações Sociais


Além de todos os trabalhos desenvolvidos pela pasta ao longo de todo o ano de 2023, a Seinfra também priorizou o bem estar de seus servidores e um relacionamento amistoso com a população atendida.

Na comunidade da Grota da Princesa, localizada no bairro do Benedito Bentes, foram realizadas visitas e palestras com orientações sobre como preservar as benfeitorias fornecidas para os moradores do local.

Internamente, a Seinfra promoveu campanhas internas de valorização, bem estar e orientação para seus colaboradores, como campanhas do Mês da Mulher, Outubro Rosa e Novembro Azul. Esses momentos foram importantes para a interação entre as equipes, o esclarecimento de dúvidas referentes às mais diversas temáticas, sorteios, lanches e até serviços mais complexos como marcações de exames e encaminhamentos para especialidades médicas.


Os planos para 2024 incluem dar continuidade às obras já desenvolvidas e a retomada de projetos de extrema importância, como é o caso do Programa Minha Casa Minha Vida. Para este, o governo de Alagoas e a Seinfra esperam apenas serem finalizadas as tratativas burocráticas entre Governo, Federal, Governo Estadual e Caixa Econômica Federal, para anunciar o início das inscrições no estado para o maior programa habitacional do país