Alagoas

Estádio Rei Pelé é o único estádio apto para jogos do Campeonato Alagoano

Clubes podem jogar sem público ou fora de suas praças caso laudos não sejam apresentados

Por 7Segundos com Assessoria 13/01/2024 09h09 - Atualizado em 13/01/2024 11h11
Estádio Rei Pelé é o único estádio apto para jogos do Campeonato Alagoano
Com exceção do Estádio Rei Pelé, os demais Estádios ainda não apresentaram a documentação exigida para garantir sua participação na Estadual - Foto: Augusto Oliveira/ASCOM CSA

Com a proximidade do início do Campeonato Alagoano é Massa, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) alerta para a entrega dos laudos necessários para os estádios que sediarão os jogos da competição. Com exceção do Estádio Rei Pelé, os demais Estádios ainda não apresentaram a documentação exigida para garantir sua participação na Estadual.

Caso os clubes não apresentem a documentação e laudos necessários, podem vir a jogar sem público ou fora de suas praças esportivas. A mudança normativa, que revogou o estatuto do torcedor e implementou a Lei geral do esporte, trouxe consigo novas regulamentações, entre elas a qualificação dos estádios com base em seu porte, dividindo-os em pequeno, médio e grande. Para a primeira rodada, os locais serão confirmados com cinco dias de antecedência, sendo de responsabilidade dos gestores dos estádios a entrega da documentação e laudos até o prazo estabelecido.

O Estádio Rei Pelé foi o único de grande porte na região, enquanto a maioria é considerada de médio porte. Apenas o estádio em Penedo, devido à sua capacidade de até 3 mil pessoas, é classificado como de pequeno porte.

Cada segmento enfrenta diferentes níveis de exigência documental, variando desde laudos estruturais e de engenharia até questões relacionadas à segurança, como policiamento, bombeiros e vigilância sanitária. O tamanho do estádio determina a complexidade dos requisitos, sendo os estádios de grande porte sujeitos a uma gama mais abrangente de documentos.

A maioria dos estádios enfrenta pendências em relação a esses documentos, o que levanta preocupações sobre a preparação adequada para o campeonato. Além disso, a iluminação também está sob escrutínio, com uma vistoria técnica realizada no ano anterior estabelecendo padrões mínimos para 2024 e 2025 em 200lux e 300lux, respectivamente.

A análise prévia revelou que alguns estádios não atendem a esses requisitos, levantando questões sobre a viabilidade das partidas noturnas e a segurança dos jogadores e torcedores. A situação destaca a necessidade urgente de medidas corretivas por parte dos administradores dos estádios para garantir a conformidade com as normas estabelecidas, assegurando a realização do Campeonato Alagoano é Massa de forma segura e eficiente.