Número do setor de serviços chega a 4,4% em Alagoas
Número apresenta uma queda após dois meses de leve alta em setembro e outubro
Em novembro de 2023, o volume de serviços prestados apresentou uma queda de 4,4% em referência ao mês anterior, quebrando uma sequência de dois meses seguidos de leve alta. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE).
Entre os estados do Nordeste, Alagoas está entre os três estados que mais apresentaram queda. Atrás somente do Maranhão, que registrou -7,6%, e da Paraíba, que registrou -6,6%. O único estado do nordeste que apresentou crescimento.
No Brasil, o volume de serviços apresentou um aumento de 0,4%, frente ao mês anterior. O setor estava em uma sequência de três meses no negativo e acumulava uma perda de 2,2%. Com o resultado de novembro, o setor acumula uma alta de 2,7% no ano, e de 3,0% nos últimos 12 meses.
Em comparação com o mês de novembro de 2022, o setor variou cerca de -0,3%. No entanto, serviços profissionais, administrativos e complementares aumentaram 4,4% registrou crescimento em comparação a 2022, além de prestados às familiares que aumentou 3,3%.