Saúde

Hemoal realiza coleta externa de sangue na cidade de Arapiraca nesta terça-feira

Ação itinerante acontece na Praça Marques da Silva, das 8h às 16h

Por 7Segundos com Ascom Sesau 16/01/2024 20h08
Hemoal realiza coleta externa de sangue na cidade de Arapiraca nesta terça-feira
Para doar é preciso apresentar um documento de identificação com foto - Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau

Visando manter estabilizado o estoque de sangue para atender a demanda dos hospitais e maternidades, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove nesta terça-feira (16), das 8h às 16h, coleta externa de sangue na Praça Marques da Silva, no município de Arapiraca.

Para ser doadora, a pessoa deve ter entre 16 a 69 anos de idade, ter peso igual ou superior a 50 quilos, boa saúde e estar portando um documento de identificação com foto. Voluntários que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem realizar o procedimento.

De acordo com o Ministério da Saúde, para os voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento.

Os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos, bem como devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.