Direitos Humanos

Comitê da Igualdade Racial se reúne para traçar plano de combate ao racismo em Maceió

Integrantes iniciaram as tratativas para fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido no município de forma pioneira

Por 7Segundos com Assessoria 26/01/2024 18h06
Comitê da Igualdade Racial se reúne para traçar plano de combate ao racismo em Maceió
Comitê da Igualdade Racial se reúne para traçar plano de combate ao racismo em Maceió. - Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Integrantes do Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) se reuniram, na tarde desta sexta-feira 26), na Prefeitura de Maceió, para elaborar uma agenda de trabalho com a proposta de desenvolver estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural e institucional.

Pioneiro no País entre as gestões municipais, o colegiado tem como meta atuar no combate a esta prática nefasta, sugerindo, acompanhando, monitorando medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial na capital.

Vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), o comitê é formado por um representante titular e um suplente das secretarias e demais órgãos (fundações e autarquias) da gestão municipal. Na reunião, os membros reforçaram o compromisso de atuar conjuntamente no propósito de combater o racismo.

“Nos reunimos com a finalidade de traçar os encaminhamentos para esta jornada, que será cheia de desafios. A nossa proposta é trazer a diversidade das secretarias e aqui, no cérebro, como eu costumo chamar o comitê, disseminar o trabalho nas mais variadas vertentes”, destacou a presidente do Compir, Arísia Barros.

De acordo com ela, a intenção é fazer com que os órgãos que integram a Prefeitura de Maceió tenham um ‘olhar sistemático’ para o processo e trabalhem o respeito às diferenças de uma forma estrutural e institucional.

“É importante ter o conhecimento para combater o racismo e buscar o autoconhecimento. Os servidores que integram o Comitê estão se habilitando a ingressar neste universo de aprendizagem e, se eu me habilito a conhecer, agrego muito e tenho bastante a contribuir neste processo”, completou.

Segundo Arísia Barros, o município saiu na frente na adoção de políticas públicas de combate ao racismo. Além de criar o inédito Comitê, tem executado uma série de ações com o mesmo objetivo: extirpar este problema da sociedade.

A secretária municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes Xavier, marcou presença na reunião de trabalho e elogiou o desprendimento dos servidores em prol da causa. “Tenho a certeza de que, deste Comitê, sairão muitas ideias inovadoras de enfrentamento ao racismo e de incentivo à política de igualdade racial no município de Maceió”, destacou.

O próximo encontro do Compir foi agendado para o dia 22 de fevereiro.