Comitê da Igualdade Racial se reúne para traçar plano de combate ao racismo em Maceió
Integrantes iniciaram as tratativas para fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido no município de forma pioneira
Integrantes do Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) se reuniram, na tarde desta sexta-feira 26), na Prefeitura de Maceió, para elaborar uma agenda de trabalho com a proposta de desenvolver estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural e institucional.
Pioneiro no País entre as gestões municipais, o colegiado tem como meta atuar no combate a esta prática nefasta, sugerindo, acompanhando, monitorando medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial na capital.
Vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), o comitê é formado por um representante titular e um suplente das secretarias e demais órgãos (fundações e autarquias) da gestão municipal. Na reunião, os membros reforçaram o compromisso de atuar conjuntamente no propósito de combater o racismo.
“Nos reunimos com a finalidade de traçar os encaminhamentos para esta jornada, que será cheia de desafios. A nossa proposta é trazer a diversidade das secretarias e aqui, no cérebro, como eu costumo chamar o comitê, disseminar o trabalho nas mais variadas vertentes”, destacou a presidente do Compir, Arísia Barros.
De acordo com ela, a intenção é fazer com que os órgãos que integram a Prefeitura de Maceió tenham um ‘olhar sistemático’ para o processo e trabalhem o respeito às diferenças de uma forma estrutural e institucional.
“É importante ter o conhecimento para combater o racismo e buscar o autoconhecimento. Os servidores que integram o Comitê estão se habilitando a ingressar neste universo de aprendizagem e, se eu me habilito a conhecer, agrego muito e tenho bastante a contribuir neste processo”, completou.
Segundo Arísia Barros, o município saiu na frente na adoção de políticas públicas de combate ao racismo. Além de criar o inédito Comitê, tem executado uma série de ações com o mesmo objetivo: extirpar este problema da sociedade.
A secretária municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes Xavier, marcou presença na reunião de trabalho e elogiou o desprendimento dos servidores em prol da causa. “Tenho a certeza de que, deste Comitê, sairão muitas ideias inovadoras de enfrentamento ao racismo e de incentivo à política de igualdade racial no município de Maceió”, destacou.
O próximo encontro do Compir foi agendado para o dia 22 de fevereiro.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
