Comitê da Igualdade Racial se reúne para traçar plano de combate ao racismo em Maceió
Integrantes iniciaram as tratativas para fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido no município de forma pioneira
Integrantes do Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) se reuniram, na tarde desta sexta-feira 26), na Prefeitura de Maceió, para elaborar uma agenda de trabalho com a proposta de desenvolver estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural e institucional.
Pioneiro no País entre as gestões municipais, o colegiado tem como meta atuar no combate a esta prática nefasta, sugerindo, acompanhando, monitorando medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial na capital.
Vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), o comitê é formado por um representante titular e um suplente das secretarias e demais órgãos (fundações e autarquias) da gestão municipal. Na reunião, os membros reforçaram o compromisso de atuar conjuntamente no propósito de combater o racismo.
“Nos reunimos com a finalidade de traçar os encaminhamentos para esta jornada, que será cheia de desafios. A nossa proposta é trazer a diversidade das secretarias e aqui, no cérebro, como eu costumo chamar o comitê, disseminar o trabalho nas mais variadas vertentes”, destacou a presidente do Compir, Arísia Barros.
De acordo com ela, a intenção é fazer com que os órgãos que integram a Prefeitura de Maceió tenham um ‘olhar sistemático’ para o processo e trabalhem o respeito às diferenças de uma forma estrutural e institucional.
“É importante ter o conhecimento para combater o racismo e buscar o autoconhecimento. Os servidores que integram o Comitê estão se habilitando a ingressar neste universo de aprendizagem e, se eu me habilito a conhecer, agrego muito e tenho bastante a contribuir neste processo”, completou.
Segundo Arísia Barros, o município saiu na frente na adoção de políticas públicas de combate ao racismo. Além de criar o inédito Comitê, tem executado uma série de ações com o mesmo objetivo: extirpar este problema da sociedade.
A secretária municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes Xavier, marcou presença na reunião de trabalho e elogiou o desprendimento dos servidores em prol da causa. “Tenho a certeza de que, deste Comitê, sairão muitas ideias inovadoras de enfrentamento ao racismo e de incentivo à política de igualdade racial no município de Maceió”, destacou.
O próximo encontro do Compir foi agendado para o dia 22 de fevereiro.
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió instala lixeiras subterrâneas no conjunto Graciliano Ramos
Polícia Civil prende casal em flagrante por estupro contra a filha de 2 anos em Tanque D'Arca
Ronda no Bairro apresenta plano de ações para Operação Verão 2025/2026
Sefaz anuncia sorteio especial de Natal da Nota Fiscal Cidadã com R$ 2 milhões em prêmios
Programa 'SSP nos Municípios' faz visitas técnicas na Rota Ecológica dos Milagres
[Vídeo] ALE discute falhas no abastecimento de água e cobra soluções de concessionárias
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
