Saúde

Quase 11% da população de Alagoas não tomou nenhuma dose da vacina contra Covid-19, alerta Sesau

Secretaria de Saúde chama a atenção para a importância da vacinação, que evita casos graves e mortes decorrentes da doença

Por 7Segundos com Assessoria 30/01/2024 21h09 - Atualizado em 31/01/2024 07h07
Quase 11% da população de Alagoas não tomou nenhuma dose da vacina contra Covid-19, alerta Sesau
Vacinação contra a Covid-19 está disponível tanto para as crianças na faixa etária a partir dos seis meses de vida, quanto para jovens, adultos e idosos - Foto: Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que 334.959 pessoas da população elegível para receber a vacina contra a Covid-19 em Alagoas ainda não tomaram nenhuma dose do imunizante, disponibilizado de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O número é do mais recente levantamento da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), com informações obtidas até a última quarta-feira (24).

A quantidade de pessoas ainda não vacinadas representa 10,71% da população alagoana, estimada em 3.127.683 de habitantes, conforme apontou o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Sesau reforça que a vacinação de toda a população elegível é muito importante para o controle da doença. Além disso, o organismo de um vacinado reage muito melhor no caso de uma infecção, diminuindo o risco de morte.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da vacinação e faz um apelo à população para que todos se vacinem. “Só conseguimos vencer a pandemia de Covid-19 por causa das vacinas, mas a doença não foi erradicada e continua entre nós. Por isso, não podemos nos deixar enganar por fake news e pela desinformação. As vacinas salvam vidas e são gratuitas para todos”, destacou o titular da pasta.

Público elegível

Vale lembrar que a vacinação contra a Covid-19 está disponível tanto para as crianças na faixa etária a partir dos seis meses de vida, quanto para jovens, adultos e idosos. Quem ainda não completou o esquema de vacinação ou faz parte de grupo prioritário para dose de reforço, pode ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, ou ponto que aplique vacina, com o seu cartão de vacinação. Os 102 municípios de Alagoas possuem imunizantes contra a Covid-19 para serem aplicados na população.

Quem perdeu o cartão de vacinação também pode ir até uma UBS e fazer a segunda via do documento. O importante é não ficar sem se vacinar. A vacinação é uma das maneiras mais eficazes de proteger a si, a familiares, amigos e a comunidade como um todo. Portanto, manter a caderneta de vacinação atualizada é um gesto de responsabilidade social.