Maceió

Número de igrejas e templos supera o de hospitais e escolas na capital, aponta IBGE

Dados são referentes ao Censo de 2022

Por 7Segundos 02/02/2024 15h03 - Atualizado em 02/02/2024 15h03
Número de igrejas e templos supera o de hospitais e escolas na capital, aponta IBGE
Censo IBGE 2022 em Maceió - Foto: Helena Pontes

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta sexta-feira (02), mostra os números de imóveis no Brasil referentes ao ano de 2022, assim sendo possível ver a disparidade entre o número de escolas e hospitais e o de igrejas.

Maceió apresentou um total de 857 Hospitais e Unidades Básicas de saúde, 1118 instituições de ensino, enquanto o número de templos e igrejas é maior que a soma de ambos, representando 2191 imóveis na capital alagoana.

Os novos dados apresentados pelo instituto trazem, pela primeira vez, todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações que compõem os 111 milhões de endereços do Brasil cadastrados durante a realização da pesquisa.

A grande maioria dos endereços é formada por domicílios particulares, ou seja, casas e apartamentos. Em segundo lugar estão os estabelecimentos comerciais com "outras finalidades", como comércio, prédios culturais ou públicos.

Segundo o IBGE, a maior precisão do levantamento pode ser uma ferramenta importante para o planejamento urbano e para a criação de políticas públicas específicas.

É possível, por exemplo, mapear domicílios impactados for fenômenos ambientais como enchentes, deslizamentos, queimadas e secas. Ou fazer a contabilização de serviços oferecidos à população de acordo com a densidade demográfica.