Cultura

Jaraguá Folia arrasta multidão às ruas do bairro histórico de Maceió nesta sexta (02)

Dezenas de blocos garantem a folia na noite das prévias carnavalescas da capital

Por Felipe Ferreira e PV Moura 02/02/2024 21h09 - Atualizado em 02/02/2024 22h10
Jaraguá Folia arrasta multidão às ruas do bairro histórico de Maceió nesta sexta (02)
Jaraguá Folia agita as prévias na noite desta sexta-feira (02) em Maceió - Foto: Felipe Ferreira / 7Segundos

Na noite dessa sexta-feira (02) o Jaraguá Folia levará centenas de maceioenses até as ruas do bairro histórico de Maceió para curtir as prévias do carnaval 2024. Dezenas de blocos estão na programação, garantindo a diversão no esquenta para o feriadão da próxima semana.

O circuito vai desde o Museu Theo Brandão até o Museu da Imagem e do Som (MISA), próximo ao Porto de Maceió, passando em frente à Associação Comercial. Há banheiros químicos por todo o trajeto. Um grande número de ambulantes também estão presentes no local, todos com altas expectativas de vendas.

Bloco Sinteal no Jaraguá Folia. Foto: Felipe Ferreira / 7Segundos

Márcia de Albuquerque contou que vai ao Jaraguá Folia há cinco anos. "Muito organizado, muito bom! Vale a pena!", afirmou a foliã, que está no Bloco Sinteal (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas). Este é um dos blocos com o maior número de foliões.

Já o Bloco Frevo Não Tem Idade está saindo no Jaraguá Folia pela primeira vez em 2024. O criador do Bloco, Maviael Cavalcanti, de 70 anos, está mais animado do que muitos jovens. "É alegria! O frevo tá no sangue, eu sou pernambucano. Estou muito contente, muito feliz! Acho que passou (a expectativa) até do que eu pensava!", disse Maviael. O Bloco, segundo ele, sairá novamente na próxima edição do Jaraguá Folia.

Bloco Frevo Não Tem Idade. Foto: Felipe Ferreira / 7Segundos

Com 41 anos de história, o Bloco Filhinhos da Mamãe é tradição no Jaraguá Folia. Dudu Nogueira, organizador do Bloco, falou sobre a importância do Filhinhos da Mamãe. "Tradicionalmente ele já abre o carnaval há 40 anos e hoje a Mamãe representa o início desse momento pré-carnaval. É um símbolo do carnaval", afirmou Dudu. A Orquestra de Santa Cecília de Marechal Deodoro vai tocar no Bloco.

Bloco Filhinhos da Mamãe. Foto: Felipe Ferreira / 7Segundos