Infraestrutura

Obra de contenção no Pontal da Barra avança e chega a 90% de conclusão

Ao todo, uma extensão de 1,2 km da orla marítima receberá os serviços

Por 7Segundos com Assessoria 05/02/2024 15h03
Obra de contenção no Pontal da Barra avança e chega a 90% de conclusão
Obras de contenção do mar estão quase concluídas no Pontal da Barra. - Foto: Flávio Cordeiro/Ascom Seminfra

Um desejo aguardado por muito tempo pelos moradores e por quem passa pelo Pontal da Barra já virou uma realidade: as obras de contenção do mar na orla marítima, que recepciona aqueles que chegam a Maceió. Os serviços já alcançaram 90% de conclusão.

Os muros de concreto maciços pré-moldados, que pesam mais de duas toneladas, já cumprem a função de conter o avanço da maré em parte do trecho do Pontal da Barra previsto para receber a obra. Ao todo, receberá os serviços uma extensão de 1,2 km.

“Os blocos de maciços são aplicados na região como quem monta uma estrutura de lego, desde a fundação, até a formação do muro, visível a quem percorre a localidade”, explica o engenheiro que supervisiona a obra, Cícero Rocha.

A tecnologia, de origem holandesa, soluciona definitivamente o problema de erosão costeira que existia na localidade, um problema que tem afetado outras cidades litorâneas pelo Brasil.

Pioneira na aplicação dessa técnica entre as capitais brasileiras, Maceió já executou essas obras de contenção da maré em dois pontos na Jatiúca, na Praia do Sobral e na Praia de Jacarecica.

“Além dos blocos maciços, também aplicamos os anéis hexagonais, porque, enquanto o primeiro é implantado em localidades onde a onda se quebra com mais intensidade no muro de contenção, os anéis a gente utiliza para aquelas em que a onda se quebra gradativamente, chegando com menos força ao muro, como é o caso da Jatiúca, próximo à lagoa da Anta”, explica o engenheiro.