Obra de contenção no Pontal da Barra avança e chega a 90% de conclusão
Ao todo, uma extensão de 1,2 km da orla marítima receberá os serviços

Um desejo aguardado por muito tempo pelos moradores e por quem passa pelo Pontal da Barra já virou uma realidade: as obras de contenção do mar na orla marítima, que recepciona aqueles que chegam a Maceió. Os serviços já alcançaram 90% de conclusão.
Os muros de concreto maciços pré-moldados, que pesam mais de duas toneladas, já cumprem a função de conter o avanço da maré em parte do trecho do Pontal da Barra previsto para receber a obra. Ao todo, receberá os serviços uma extensão de 1,2 km.
“Os blocos de maciços são aplicados na região como quem monta uma estrutura de lego, desde a fundação, até a formação do muro, visível a quem percorre a localidade”, explica o engenheiro que supervisiona a obra, Cícero Rocha.
A tecnologia, de origem holandesa, soluciona definitivamente o problema de erosão costeira que existia na localidade, um problema que tem afetado outras cidades litorâneas pelo Brasil.
Pioneira na aplicação dessa técnica entre as capitais brasileiras, Maceió já executou essas obras de contenção da maré em dois pontos na Jatiúca, na Praia do Sobral e na Praia de Jacarecica.
“Além dos blocos maciços, também aplicamos os anéis hexagonais, porque, enquanto o primeiro é implantado em localidades onde a onda se quebra com mais intensidade no muro de contenção, os anéis a gente utiliza para aquelas em que a onda se quebra gradativamente, chegando com menos força ao muro, como é o caso da Jatiúca, próximo à lagoa da Anta”, explica o engenheiro.
Últimas notícias

Idosa de 70 anos morre atropelada e condutor foge sem prestar socorro no bairro do Poço

Após ser perseguido, homem é morto a tiros dentro de feira no Benedito Bentes, em Maceió

Carreta tomba na BR-101 e populares tentam saquear carga no município de Flexeiras

Ex-funcionárias ameaçam patroa após se inconformarem com valores de recisão em Arapiraca

Israel e Irã trocam novos ataques com mísseis durante a noite

Caminhão derrama óleo na AL-105 e provoca três acidentes em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
