Obra de contenção no Pontal da Barra avança e chega a 90% de conclusão
Ao todo, uma extensão de 1,2 km da orla marítima receberá os serviços
Um desejo aguardado por muito tempo pelos moradores e por quem passa pelo Pontal da Barra já virou uma realidade: as obras de contenção do mar na orla marítima, que recepciona aqueles que chegam a Maceió. Os serviços já alcançaram 90% de conclusão.
Os muros de concreto maciços pré-moldados, que pesam mais de duas toneladas, já cumprem a função de conter o avanço da maré em parte do trecho do Pontal da Barra previsto para receber a obra. Ao todo, receberá os serviços uma extensão de 1,2 km.
“Os blocos de maciços são aplicados na região como quem monta uma estrutura de lego, desde a fundação, até a formação do muro, visível a quem percorre a localidade”, explica o engenheiro que supervisiona a obra, Cícero Rocha.
A tecnologia, de origem holandesa, soluciona definitivamente o problema de erosão costeira que existia na localidade, um problema que tem afetado outras cidades litorâneas pelo Brasil.
Pioneira na aplicação dessa técnica entre as capitais brasileiras, Maceió já executou essas obras de contenção da maré em dois pontos na Jatiúca, na Praia do Sobral e na Praia de Jacarecica.
“Além dos blocos maciços, também aplicamos os anéis hexagonais, porque, enquanto o primeiro é implantado em localidades onde a onda se quebra com mais intensidade no muro de contenção, os anéis a gente utiliza para aquelas em que a onda se quebra gradativamente, chegando com menos força ao muro, como é o caso da Jatiúca, próximo à lagoa da Anta”, explica o engenheiro.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
