Prefeitura de Maceió transforma parte alta da capital em canteiro de obras
São investimentos em pavimentação, recapeamento asfáltico, construção e ampliação de ruas e avenidas, proteção e contenção de barreiras, além da revitalização de áreas de lazer
Pavimentação, recapeamento asfáltico, ciclovia, ampliação de avenidas, proteção e contenção de encostas, revitalização e construção de novas praças. Esses são exemplos das transformações que estão sendo levadas aos moradores de bairros da parte alta da capital, com obras da Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
As ações percorrem bairros como Benedito Bentes, Cidade Universitária, Chã da Jaqueira, Tabuleiro do Martins, Antares, São Jorge, Santa Amélia, Jacintinho, Clima Bom, Santa Lúcia e demais localidades que têm recebido atenção especial do Poder Executivo Municipal.
O secretário de Infraestrutura, Lívio Lima, considera que a parte alta de Maceió é vetor de crescimento da capital. “Os bairros dessa região estão se expandindo e com isso, a Prefeitura de Maceió tem que acompanhar esse crescimento, levando dignidade, segurança, mobilidade e toda estrutura necessária aos moradores e a quem transita na localidade”, aponta o secretário.
Exemplos de obras são as que fazem parte do pacote de proteção e contenção de encostas. Somente em 2023, a Seminfra agiu em 20 barreiras na capital alagoana. Desse total, 16 encostas já estão completamente protegidas de deslizamentos, sendo que 10 delas ficam localizadas na parte alta de Maceió.
Em outras quatro encostas, a Seminfra está aplicando tecnologias definitivas de contenção. Elas ficam nos bairros Chã de Bebedouro; na Grota da Alegria, no Benedito Benedito Bentes; na Grota da Macaxeira, no Jacintinho; e no conjunto João Sampaio, no bairro Petrópolis.
A Seminfra levou obras de pavimentação - o que inclui implantação e recapeamento – para cerca de 350 ruas desde 2021, sendo que desse total, mais de 270 foram em bairros da parte alta de Maceió.
Em 2024, os serviços avançam no conjunto Village Campestre – onde serão contempladas, ao todo, 17 ruas –, no bairro São Jorge, onde, ao final das obras, mais de 30 ruas estarão asfaltadas; e na Santa Lúcia, onde mais de 30 vias serão beneficiadas com obras de infraestrutura.
Para levar mais conforto, segurança e agilidade aos motoristas, promovendo melhor fluxo de veículos, a Prefeitura de Maceió está ampliando as faixas de rolamento da Avenida Durval de Góes Monteiro e da Avenida Menino Marcelo.
Essas são duas importantes vias de tráfego de Maceió que, além de receber o alargamento, também estão sendo implantados novos sistemas de drenagem, de iluminação e eletricidade, e ciclovias.
Também na parte alta da cidade, a Prefeitura de Maceió está executando recapeamento asfáltico em 12 ruas do bairro Chã da Jaqueira e pavimentação em mais 11 ruas do bairro vizinho, Santa Amélia.
O Corredor D foi pavimentado em toda a sua extensão de 1,5 km. O acesso ao local se dá por meio da Rota do Mar, entrando no Conjunto Caetés, indo em direção ao Aterro Sanitário, no Benedito Bentes. Também na região, a Seminfra levou pavimentação para o Gama Lins e a Avenida Marília Mendonça.
Além das vias públicas, a parte alta de Maceió está sendo beneficiada com pacote de obras voltadas para a revitalização das praças. O objetivo é levar espaços de lazer e socialização às comunidades.
Praças beneficiadas com pacote de obras
Praça do Canaã; praças Padre Cícero e José Elias, no Clima Bom; praça na via Principal da Chã da Jaqueira; Praça Eustáquio, na Cidade Universitária; praças no Conjunto Medeiros Neto e na Santa Amélia; Praça Denisson Menezes, na Cidade Universitária; Praça Mário Jambo, no Jacintinho; Praça Graciliano Ramos, na Cidade Universitária; Praça Bethaville, na Serraria; Parque do Biu e da Criança, no Benedito Bentes; Praça Ozório Calheiro Gato, na Pitanguinha; Praça Jardim Petrópolis; Praça da Antena, na Santa Amélia.
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
