Política

Bolsonaro convoca ato em SP para se 'defender'

A manifestação foi convocada para 25 de fevereiro, na Avenida Paulista

Por UOL 13/02/2024 08h08
Bolsonaro convoca ato em SP para se 'defender'
Vídeo de ex-presidente foi publicado por ele e aliados nas redes sociais - Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados políticos divulgaram nesta segunda (12) um vídeo nas redes sociais em que ele convoca um ato em São Paulo para se defender "de todas as acusações imputadas" a ele "nos últimos meses".

Bolsonaro afirma que será um ato pacífico e em "defesa do nosso Estado democrático de direito". A manifestação foi convocada para 25 de fevereiro, na Avenida Paulista.

Inicialmente, as imagens foram compartilhadas por deputados e senadores bolsonaristas; depois Bolsonaro divulgou a gravação em seu perfil. Os deputados do PL Bia Kicis (DF), Carlos Jordy (RJ), Lucas Bove (SP), Nikolas Ferreira (MG) e Ricardo Salles (SP) foram alguns dos políticos que republicaram o vídeo.

No vídeo, o ex-presidente pede para que os aliados "não compareçam com qualquer faixa ou cartaz contra quem quer que seja". Ele sugere que os participantes usem verde e amarelo.

Em outros atos convocados pelo ex-presidente e seus apoiadores, era comum surgirem cartazes com frases contra o STF, os ministros da Corte e pedindo intervenção militar, por exemplo. O próprio Bolsonaro já xingou o ministro Alexandre de Moraes de "canalha" em uma manifestação do 7 de Setembro.

O ex-presidente foi um dos alvos da operação da Polícia Federal que mira o grupo que tentou dar um golpe após as eleições de 2022. Bolsonaro teve de entregar o passaporte. "Frustrada a consumação do golpe de Estado [...], identificou-se que diversos investigados passaram a sair do país, sob as mais variadas justificativas (férias ou descanso), como no caso do ex-presidente", diz mandado autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Neste evento quero me defender de todas as acusações que tem sido imputadas a minha pessoa nos últimos meses. Mais do que discurso, uma fotografia de todos vocês, porque vocês são as pessoas mais importantes deste evento.

Jair Bolsonaro em vídeo publicado nas redes sociais.