Educação

Na volta às aulas, estudantes da rede estadual destacam os programas ofertados pelo Governo

Em todo o estado, unidades prepararam recepção festiva para os jovens

Por 7Segundos com Assessoria 15/02/2024 19h07
Na volta às aulas, estudantes da rede estadual destacam os programas ofertados pelo Governo
Início das aulas foi comemorado com vários eventos na rede estadual - Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc

A rede pública estadual iniciou nesta quinta-feira (15) o ano letivo de 2024. Os mais de 160 mil estudantes matriculados na rede foram recebidos com muita festa e programação especial nas 312 escolas estaduais – 126 de ensino integral –, além dos oito Centros de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, prestigiou o primeiro dia de aula da Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa. Ela reforçou o compromisso do Governo de Alagoas na oferta de um ensino de qualidade, pontuando programas e ações desenvolvidas na Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc

“Nada pode parar, muito menos da Educação. Este é o compromisso do governador Paulo Dantas, garantindo a manutenção dos nossos programas, a exemplo do Escola 10 e do Daqui pro Mundo. Já o Foca no Enem, além da compra dos kits de livros, terá também um programa preparatório para a redação para que vocês alcancem resultados cada vez melhores no Enem. Vocês podem ser o que quiserem, basta estudar”, destaca Roseane.

Recepção Aprovada

Animados, os estudantes do Princesa Isabel aproveitaram a festa, com direito a apresentações de toda equipe diretiva, pedagógica, gremistas, além de show do comediante Lews, e palestra motivacional com Leonardo Soares.

Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Engajados, os gremistas e concluintes 2024, Arthur Farias, Aléssia Melo e Kaio Vinicius, reconhecem seus protagonismos e são referência para quem está chegando.

“Vim da escola particular, em 2022, para o ensino integral, uma experiência totalmente diferente: estudamos mais, temos projetos muito bacanas. Eu, por exemplo, faço parte de um projeto de iniciação científica do Pibic, que é muito motivador e nos permite participar de feiras científicas até na Ufal. Fora isso, temos uma estrutura muito acolhedora aqui. Por isso, faço questão de compartilhar esta experiência com os alunos que estão chegando agora”, afirma Arthur, que planeja ser jornalista.

Sua colega Aléssia Melo disse estar focada para este novo ano letivo. “Estou bastante animada, motivada, muito focada também pela questão do Enem. Hoje, minha missão foi acolher os estudantes e falar um pouco do Grêmio Estudantil. Quando eu cheguei aqui, nunca havia participado de um Grêmio, mas, hoje, graças a ele, tenho uma visão mais crítica do mundo e vejo a importância dos movimentos sociais e de lutar por causas que são nossas”, garante.

Kaio também se disse bastante motivado para a volta às aulas. “Este será o meu último ano e, por isso, vou me dedicar ainda mais ao Enem e aproveitar todas as ações do Governo que nos incentivam para o exame”, conta.

Ainda no meio do percurso, a estudante Grazielle de Lima, da 2a série do ensino médio, já sabe o que quer e pontua os benefícios proporcionados pelos programas ofertados aos estudantes da rede. “Ao longo do último ano, me tornei gremista e também bolsista de iniciação científica. Nossa escola oferece diversas oportunidades e eu acabei agarrando todas elas. Tanto que, este ano, já farei o Enem como treineira. Eu estou com muitas expectativas, muito confiante e muito empenhada nos estudos e em todos os projetos desenvolvidos aqui”, comemora.