Saúde

Vigilância Sanitária de Maceió apreende linguiça clandestina em estabelecimentos na Levada

Avícolas e açougues foram autuados e poderão ser multados pelo descumprimento às normas sanitárias

Por 7Segundos com Assessoria 16/02/2024 14h02
Vigilância Sanitária de Maceió apreende linguiça clandestina em estabelecimentos na Levada
Alimento ilegal poderia causar alto risco à saúde do consumidor. - Foto: Vigilância Sanitária de Maceió

Em mais uma ação de fiscalização na manhã desta sexta-feira (16), a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu 120 kg de linguiça clandestina em avícolas e açougues do bairro Levada. Por ter sido considerado de procedência duvidosa, o produto alimentício poderia representar riscos à saúde do consumidor.

De acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, para o alimento estar seguro é necessário ser produzido seguindo as normas e legislações sanitárias brasileiras, o que não foi o caso das linguiças encontradas nesses estabelecimentos.

“Produtos alimentares como esses podem causar uma infecção alimentar caso não sigam as normas de inspeção e legislações específicas à atividade, que exige algumas regras de manipulação dos produtos. Por isso, é importante o consumidor estar atento aos alimentos antes de realizar a compra”, afirmou.

Os estabelecimentos foram autuados e poderão receber uma multa que varia de R$ 180,00 a R$ 38 mil reais.

Denúncia

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.