Saúde

Restaurantes populares em Maceió garantem alimentação saudável e acessível para a população

Estabelecimentos atendem de segunda a sexta, das 7h às 14h

Por 7Segundos com Assessoria 20/02/2024 21h09
Restaurantes populares em Maceió garantem alimentação saudável e acessível para a população
Restaurantes populares em Maceió garantem alimentação saudável e acessível para a população - Foto: Secom Maceió

Para proporcionar uma alimentação saudável, acessível e melhorar a qualidade de vida da população mais vulnerável, a Prefeitura de Maceió conta com quatro unidades do restaurante popular, no Centro, Jacintinho, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins. Nos espaços, que funcionam das 7h às 14h, o cidadão tem acesso ao café da manhã por R$ 1,00 e ao almoço por R$ 3,00.

As fichas para o café da manhã começam a ser vendidas às 7h e dão direito a dois pães com manteiga, uma fruta da estação e um copo de café. Já as fichas do almoço estão disponíveis a partir das 10h30. A quentinha do almoço contém arroz, feijão, macarrão, uma proteína, uma sobremesa e um suco.

A unidade do Centro funciona nas modalidades presencial e pague e leve; as unidades do Jacintinho, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins funcionam na modalidade pague e leve. Por dia, são produzidos 350 kits para o café da manhã e 2000 quentinhas para o almoço.

Fernando Davino, secretário de Desenvolvimento Social de Maceió, reforça que garantir uma alimentação rica em nutrientes para a população é uma grande iniciativa do prefeito JHC.

“Os restaurantes são muito importantes para garantir uma comida saudável a preço justo. Uma comida preparada por nutricionistas e com todo o acompanhamento técnico e nutricional, uma alimentação que é balanceada e que visa à saúde dos maceioenses”, comentou.

Maria Barbosa é comerciante e cliente assídua do restaurante popular do Centro, tanto no café da manhã como no jantar. Desta forma, ela fica bem alimentada para trabalhar vendendo suas frutas. Ela celebra com alegria a realização desses serviços e destaca a importância do equipamento para pessoas que não possuem condições de ter uma boa alimentação.

“Fico muito feliz com esse serviço para nós. Tenho certeza que serve tanto para mim, quanto para outros trabalhadores, mas principalmente para pessoas que muitas vezes não possuem condições de ter uma alimentação descente", contou a comerciante.

A diretora geral de Segurança Alimentar da Semdes, Yasminne Cavalcante, explica que todas as refeições são cuidadosamente preparadas com o acompanhamento de uma equipe de nutricionistas.

“A importância dos restaurantes populares é garantir alimento seguro para toda a população vulnerável, oferecendo uma opção protéica, nutricional e saudável a um custo acessível. Todo o processo é realizado com supervisão técnica para garantir o bem-estar de todos os consumidores”, explicou.

O cardápio dos restaurantes segue todas as normas nutricionais e a seleção dos alimentos é feita de forma cuidadosa, pensando nos alimentos necessários e ricos em proteínas. O sal colocado nos alimentos é moderado, pensando na saúde dos clientes.

Serviço:

Unidade Centro (Presencial e Pague e Leve) - Rua Barão de Alagoas

Unidade Benedito Bentes (Pague e Leve) - Av. Benedito Bentes, 822 D

Unidade Jacintinho (Pague e Leve) - Mercado Jacintinho

Unidade Tabuleiro (Pague e Leve) - Avenida Maceió, s/n, Mercado do Tabuleiro