Sexo no “mudo”? Entenda por que muitos homens não gemem transando
Já se relacionou com um homem que não geme na hora do sexo? Psicólogo explica por que isso acontece

Dentro do imaginário sexual, um dos principais protagonistas é o gemido. Supervalorizado em filmes pornô e presente até mesmo em memes, gemer é um dos principais indicadores de prazer para as pessoas. Mesmo assim, muitos homens (principalmente héteros) não gemem no sexo.
De acordo com o terapeuta sexual André Almeida, isso tem raiz na visão machista do sexo. “Como qualquer coisa em nossa sexualidade, o gemido também tem sua composição social. Ele ficou associado a uma demonstração de prazer mais feminina e, no imaginário machista, se o homem geme, pode estar denotando pouca virilidade”, explica.
Apesar disso, o especialista afirma que a crença não passa de um mito. “Vocalizações espontâneas durante o sexo podem estar relacionadas com a atividade física do sexo, prazer e até dor. Não são indicadores de orientação sexual”, garante.
Desta forma, para curtir o prazer de forma plena e livre, é necessário que esses homens deixem de lado a crença de que a masculinidade é ratificada por rituais e controles comportamentais sem sentido.
“Gemer espontaneamente não faz de ninguém nada. Muito pelo contrário, talvez possa até servir para sinalizar que os comportamentos da sua parceria estão lhe dando prazer”, indica.
Gemido = prazer?
Apesar de ser um dos principais termômetros das pessoas para o “sucesso” de uma transa, vale lembrar: assim como supervalorizado na pornografia, o gemido pode vir a ser uma performance durante a transa.
“Se aquele indivíduo aprendeu que precisa gemer para agradar o parceiro(a) mesmo que não haja prazer, ele irá forçadamente gemer. Isso é muito visto em pessoas que aprenderam sexo com pornografia e seus gemidos encenados”, explica André.
Para o psicólogo, o que deve ser observado para entender se a parceria está sentindo prazer ou não é o todo. “As pistas para o prazer podem ser diversas: expressões faciais, corporais, contrações, vocalizações, comunicação. Utilizar apenas um desses como pista maior é falho. O mais eficiente é o diálogo. Conversar sobre o que gostou e não gostou”, diz.
Últimas notícias

Memória e municipalismo: livro sobre a trajetória da AMA será lançado nesta segunda-feira

Evento Outubro Rosa movimenta Igaci com corrida, caminhada e show musical

Vítimas de acidente fatal em Arapiraca são identificadas

Semarh emite alerta para ‘Estado de Atenção’ em Alagoas devido à baixa umidade do ar

Homem com passagem pela Polícia é executado em Rio Largo

Explosão em Olinda-PE destrói oito prédios, deixa dois mortos e nove feridos
Vídeos e noticias mais lidas

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher
