Saúde

Sesau vai ao Rio Grande do Norte em busca de novas tecnologias para o SUS alagoano

Comitiva visitou o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), que funciona no Hospital Universitário Onofre Lopes

Por 7Segundos com Assessoria 22/02/2024 20h08
Sesau vai ao Rio Grande do Norte em busca de novas tecnologias para o SUS alagoano
Sesau vai ao Rio Grande do Norte em busca de novas tecnologias para o SUS alagoano - Foto: Débora Rosset / Ascom Sesau

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram, nesta quinta-feira (23), uma série de visitas técnicas em Natal, no Rio Grande do Norte, em busca de novas tecnologias para implantá-las no Sistema único de Saúde (SUS) de Alagoas.

A primeira parada da comitiva foi no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), que funciona no Hospital Universitário Onofre Lopes. O Lais é o primeiro instalado em um hospital brasileiro com o objetivo de promover a inovação tecnológica em saúde, atuando em três linhas de ação: gestão, assistência e educação.

O secretário executivo de Regulação e Gestão de Alagoas, Igor Montteiro, liderou a comitiva e ressaltou a importância da visita técnica às unidades de saúde do RN. “A equipe da Sesau está aqui com uma comitiva formada por dez técnicos, para que a gente capte novos dispositivos e tecnologias e, desse modo, possamos aprimorar cada vez mais a saúde do nosso estado. O Lais é uma instituição científica que tem contribuído com não só no Brasil, mas, também, no exterior”, pontuou.

Foto: Débora Rosset / Ascom Sesau

O diretor-executivo do Lais, Ricardo Valentim, acompanhou os técnicos da Sesau durante a visita ao laboratório e ressaltou sobre a relevância de levar novas tecnologias para o SUS de todo o Brasil.

“É motivo de muita satisfação receber a equipe da Sesau, que trabalha com a saúde pública e é preocupada com o SUS. É missão do Lais desenvolver e incorporar tecnologias para o SUS em cooperação técnica, por isso, também é uma oportunidade de aprendizagem e de compartilhar conhecimento. A visita vai possibilitar o desenvolvimento não só de tecnologias para Alagoas e o Rio Grande do Norte, mas também para o Brasil”, enfatizou.

A agenda da comitiva alagoana continua nesta sexta-feira (23). Além de Igor Montteiro, integram o grupo, a diretora-médica do Núcleo de Regulação Estadual, Lysgreth Sanchez; o chefe de gabinete da Secretaria Executiva de Regulação e Gestão, Kelmanny Monteiro; os assessores técnicos Marcos Faustino e Bruno Rolim; o engenheiro de produção Juan Victor Campos; a gerente da Regulação Ambulatorial, Klébia Melo; a superintendente de Regulação, Sayonara Gomes; os coronéis do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Elaine Monteiro e André Madeiro; e a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Beatriz Santana.