Alagoas

Semarh emite novo aviso meteorológico de chuvas em Alagoas

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais informou que chuva pode se estender até terça-feira (27)

Por 7Segundos 24/02/2024 11h11
Semarh emite novo aviso meteorológico de chuvas em Alagoas
Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Foto: Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SDPEN), emitiu hoje, às 11h um novo aviso meteorológico de chuvas em Alagoas. De acordo com o órgão, o período chuvoso pode ir deste sábado até terça-feira (27).

De acordo com o SDPEN, as rodadas mais recentes desses modelos indicam ocorrência de chuva de intensidade moderada, que podem ser acompanhadas por rajadas de vento, na metade leste do E,stado de Alagoas, em particular nas regiões do Litoral e Baixo São Francisco no decorrer deste sábado (24).

Ainda segundo o órgão, a partir de domingo (25), os maiores acumulados de chuva são esperados na metade norte do Litoral (incluindo Região Metropolitana de Maceió) e da Zona da Mata, podendo se estender até terça-feira (27).

A Sala de Alerta da Semarh comunicou ainda que a ocorrência de chuva de intensidade fraca a moderada que podem persistir e gerar acumulados significativos em pontos isolados do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco. Há risco para alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, destelhamentos de casas e edificações, bem como risco para deslizamentos em áreas de encosta. Também podem ocorrer chuvas em pontos isolados das demais regiões ambientais de Alagoas, porém sem risco associado.

Recomendações:
- Em caso de ventos intensos: Evite abrigar-se embaixo de árvores;
- Não estacione veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomadas;
- Fique atento a sinais de risco: Observe o nível dos rios e córregos;
- Se notar rachaduras em paredes ou inclinação de árvores, procure abrigo em local seguro;
- Em caso de alagamentos, evite transitar por áreas inundadas.