Sesau esclarece que vacinas contra Influenza e Covid-19 podem ser tomadas na mesma ocasião
Imunizantes são seguros e reduzem complicações, internações e a mortalidade decorrentes desses vírus

Com a proximidade do período sazonal, onde geralmente ocorre o aumento de casos de Influenza e Covid-19, se faz necessário manter atualizado o esquema vacinal para evitar as duas doenças. Entretanto, muitas pessoas questionam os especialistas em saúde pública se é possível tomar os dois imunizantes no mesmo dia. A enfermeira do Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), Laudiceia Vieira, esclarece que a vacina Influenza trivalente e as vacinas contra a Covid-19, independente do laboratório, podem ser administradas na mesma ocasião, com seringas e agulhas diferentes em locais anatômicos distintos.
“São vacinas seguras e reduzem as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes desses vírus. A Influenza e a Covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Assim, é extremamente importante aproveitar a oportunidade de manter atualizada a situação vacinal para a Covid-19. Caso o indivíduo não faça parte dos grupos prioritários e opte por se vacinar, poderá iniciar ou completar o esquema primário de vacinação contra a Covid-19”, explicou Laudiceia Vieira.
A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS), que foi estabelecido em 1973. Ele desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da população brasileira, por meio da distribuição gratuita dos imunizantes, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, orienta a população que todos se imunizem contra os vírus respiratórios, visto que o período de chuvas está se aproximando. “A principal forma de conter tanto a Influenza como a Covid-19 é com a vacinação. Além disso, as pessoas também podem se prevenir, reforçando a lavagem adequada das mãos, cobrindo o nariz ao espirrar ou tossir e evitando aglomerações, caso esteja com algum sintoma das doenças”, disse.
Influenza
De acordo com o MS, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da Influenza, com grande potencial de transmissão. Ao todo, existem quatro tipos de vírus Influenza:, o A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus Influenza A responsável pelas grandes epidemias. O MS informa que a cobertura vacinal para a Influenza em Alagoas é de 72,66% para o público alvo.
Covid-19
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal de Alagoas para a Covid-19, desde janeiro de 2021, quando teve início a vacinação, é de 74,86% para duas doses; 37,74% para três doses e 8,48% para quatro doses. Isso demonstra uma cobertura vacinal baixa no Estado, pois, de acordo com o calendário atual de vacinação para a doença, a população deveria ter recebido quatro doses para estar imunizada.
Últimas notícias

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'

Governo do Estado entrega obras do Pró-Estrada em Estrela de Alagoas com investimento de R$ 1,3 milhão

Polícia recupera veículos com restrição de roubo e furto em Maceió

Nova Nota Fiscal Eletrônica: teste do novo modelo começa em todo o Brasil neste mês

Fiscalização apreende mais de 7 mil garrafas de bebidas em São Paulo
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
