Saúde

Sesau promove neste sábado ação para o Dia D Nacional de Combate à Dengue

Mobilização busca reforçar ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti

Por 7Segundos com Assessoria 28/02/2024 18h06
Sesau promove neste sábado ação para o Dia D Nacional de Combate à Dengue
Mesmo com a redução de casos de dengue em janeiro deste ano, as ações de prevenção devem ser implementadas - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, no próximo sábado (2), das 9h às 12h, uma ação especial voltada para o Dia D de Combate à Dengue, criado pelo Ministério da Saúde (MS). A mobilização, que irá ocorrer em frente à sede da pasta, no bairro Jaraguá, em Maceió, tem como tema ‘10 minutos contra a dengue’.

Durante a ação, servidores da Sesau estarão com faixas da campanha e irão distribuir panfletos para a população com mensagens de conscientização sobre o combate ao mosquito. O Dia D de Combate à Dengue busca reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que o enfrentamento à dengue deve ser constante. “A população precisa se manter sempre atenta e vamos focar na prevenção. Estamos sempre trabalhando em conjunto com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de Saúde para que a situação não fuja do controle em nosso Estado”, pontuou o gestor.

Gustavo Pontes de Miranda e o secretário executivo de Regulação e Gestão de Alagoas, Igor Montteiro, participaram de uma reunião no Ministério da Saúde nesta quarta-feira (28). Eles trataram sobre medidas preventivas e de controle da Dengue, além de campanhas de conscientização voltadas para a população.

Dengue em Alagoas

Vale destacar que Alagoas registrou uma diminuição de quase 90% nos registros de casos de dengue na comparação entre os anos de 2022 e 2023. Conforme o levantamento mais recente divulgado pela Sesau, o Estado registrou 4.287 casos de dengue e quatro óbitos em 2023, marcando uma notável diminuição perante os 33.609 casos e 21 mortes computadas em 2022.

A redução foi alcançada por meio de ações como capacitação de profissionais de saúde e suporte técnico da Sesau aos 102 municípios alagoanos. Mesmo com os indicadores positivos, o Estado vai participar da campanha nacional em busca de diminuir ainda mais a quantidade de casos em Alagoas, diante do cenário de alta registrado em outras unidades da federação.

Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Combate ao Mosquito

A forma mais eficaz de prevenção da dengue é o combate ao mosquito Aedes aegypti. A recomendação é que, ao menos uma vez por semana, a população verifique se a caixa d’água está bem tampada e se os pratos de plantas estão sem água. Recomenda-se ainda recolher e acondicionar o lixo do quintal, das calhas, bem como, cobrir as piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.

Além disso, é importante limpar a bandeja externa da geladeira e a coletora de água do ar-condicionado. Cobrir bem a cisterna e todos os reservatórios de água também são recomendações. A limpeza não se restringe só às residências, e possíveis focos de água parada em escolas, estabelecimentos comerciais e em outros locais frequentados diariamente precisam também ter uma atenção especial.