Geral

Em reunião com lideranças, Leonardo Dias reforça apoio aos motoristas de aplicativo para impedir regulamentação

Diversos motoristas e motociclistas de aplicativo compareceram à reunião, manifestando suas preocupações em relação ao futuro da profissão no Brasil

Por 7Segundos com Assessoria 06/03/2024 13h01 - Atualizado em 06/03/2024 13h01
Em reunião com lideranças, Leonardo Dias reforça apoio aos motoristas de aplicativo para impedir regulamentação
Leonardo Dias reforça apoio aos motoristas de aplicativo para impedir regulamentação que prejudica categoria - Foto: Reprodução

Na noite desta terça-feira (6), o vereador Leonardo Dias (PL) promoveu uma reunião na Câmara Municipal de Maceió (CMM), com o intuito de reforçar seu apoio aos motoristas de aplicativo. O encontro teve como objetivo principal discutir as recentes preocupações da categoria, especialmente diante de um projeto de lei apresentado pelo governo Lula (PT), que visa regulamentar a atividade.

Diversos motoristas e motociclistas de aplicativo compareceram à reunião, manifestando suas preocupações em relação ao futuro da profissão no Brasil. Durante o evento, Leonardo Dias destacou as iniciativas de seu mandato voltadas para os profissionais de aplicativo.

Desde o início de seu mandato, Leonardo Dias tem sido a voz dos motoristas de aplicativo na Câmara de Maceió. Suas iniciativas incluem a criação das vagas azuis (espaços exclusivos para embarque e desembarque de passageiros), a representação da categoria no conselho municipal de mobilidade urbana, bem como a revogação da legislação que regulamentava o exercício da profissão, o aumento da vida útil dos veículos e a proibição da expulsão dos motoristas sem direito à ampla defesa.

Além destas iniciativas já em vigor, estão em tramitação os projetos de lei que declaram a Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (AMPAEAL) como utilidade pública e estabelecem o Dia do Motorista por Aplicativo.

"É fundamental que os motoristas de aplicativo saibam que têm uma voz no Legislativo Municipal, sobretudo neste momento delicado em que sua atividade está sob ameaça de regulamentação pelo governo Lula", enfatizou o vereador.

Além de apresentar as medidas já implementadas na Câmara Municipal de Maceió em prol da categoria, Leonardo Dias se colocou à disposição para intermediar diálogos com aliados no Congresso Nacional, buscando impedir a regulamentação da profissão. Para o vereador, é crucial que qualquer medida adotada tenha como prioridade o benefício dos trabalhadores.

A reunião contou com a presença de representantes da Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (AMPAEAL), Grupo Motoristas de Aplicativo (MDA), Falcões Drivers MCZ, Elite Driver MCZ, Scorpions Drivers, Associação dos Trabalhadores por Aplicativo e Motoboys de Alagoas (ATAMAL), Lobos, Amigos do Asfalto, Maceió Online Drivers, Master Drivers, os Insônias e outros.

O presidente da AMPAEAL, Alex Azevedo enalteceu a parceria da categoria com o vereador durante os últimos 3 anos.

"A reunião foi muito produtiva, pois tratamos de assuntos que já conquistamos para a categoria junto ao vereador. Também tratamos sobre projetos futuros que estamos trabalhando com ele. Damos nosso apoio ao vereador justamente por esse trabalho que ele tem feito em parceria com a gente durante os últimos três anos", disse.

Um dos líderes do Grupo MDA, Elvis Oliveira, destacou o amplo diálogo que a categoria mantém com o vereador Leonardo Dias.

"Leonardo Dias é uma pessoa aberta ao diálogo e a medida em que as coisas vão acontecendo, ele corre atrás de nossas demandas imediatamente. Por isso, todo mundo entende a força da representação que ele tem para a gente", destacou Elvis.

Além das questões específicas relacionadas aos motoristas de aplicativo, Leonardo Dias aproveitou a oportunidade para ouvir sugestões para futuras iniciativas, destacando também o compromisso com o livre mercado e o desenvolvimento econômico e social de Maceió.

CATEGORIA SE POSICIONA CONTRA REGULAMENTAÇÃO

Assim como já manifestada pela Federação Brasileira dos Motoristas de Aplicativo, as entidades de representação maceioenses também se colocam contrárias ao projeto de lei do Governo Federal para a regulamentação da profissão.

Alex Azevedo e Elvis Oliveira entendem que a regulamentação não beneficia os motoristas de aplicativo e o ônus que o governo quer impor inviabiliza a atividade exercida por cerca de 11 mil pessoas em todo o Estado de Alagoas.

"A regulamentação só nos prejudica. Teremos que pagar 50% a mais de imposto em relação ao que já é feito atualmente e tira direitos que já temos. A medida é só para o governo arrecadar, nos tirando direito e aumentando deveres. Da forma como está, a essa mudança só nos prejudica", explicou Azevedo.

"Um projeto que só beneficia o governo e não tem nada de bom para os motoristas. Só visa a arrecadação. Se for passado do jeito que está, já começamos 2025 pagando 580 reais somente de tributos. Nenhum motorista foi ouvido e é isso que dá quando se juntam sindicatos, governo e plataformas. Nada a favor dos motoristas e tudo a favor deles", destacou Oliveira.

Leonardo Dias, mais uma vez, reforçou o seu compromisso de intermediar junto aos deputados federais aliados para a derrubada da proposta de Lula ou a proposição de medidas que beneficiem a categoria.

"Eu, pessoalmente, me comprometo com os motoristas de fazer o que for possível em Brasília, juntamente com os deputados federais de Direita para que esse processo não avance, a não ser que seja benéfico para a categoria e não sobrecarregue as plataformas, para que não inviabilize a continuidade delas no Brasil e não deixe uma massa de cidadãos brasileiros desempregados", concluiu.